- Área: Linguagens e códigos
- Curso: Língua Portuguesa e Literatura
- Disciplina: Ferramentas digitais para o ensino de Língua Portuguesa
Informações
- Público-alvo: Professores de Língua Portuguesa, com foco nos que atuam no Ensino Médio
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: Propiciar maior letramento digital aos professores de Língua Portuguesa, evidenciando possíveis metodologias de ensino a serem aplicadas em prol da inovação do ensino da área por meio das TIC. Nesse contexto, o aprofundamento teórico da temática será disponibilizado por meio de discussão acerca do direcionamento da BNCC para o letramento digital dos alunos; do papel do trabalho colaborativo na inovação do ensino de Língua Portuguesa; da utilização de aplicativos que propiciam o planejamento de trabalhos em grupo e/ou a produção de murais, cartazes e apresentações; de formas para a utilização de redes sociais como ferramentas de ensino de Língua Portuguesa; de estratégias para a produção e o uso de podcasts; de estratégias para o uso de aplicativos de jogos e de memes.
- Ementa:
- Letramento digital
- A BNCC e os gêneros digitais
- TICs e trabalho colaborativo
- Planejando ideias via mapas mentais
- Produção de murais, cartazes e apresentações
- Redes sociais como ferramenta de ensino
- Estratégias para a produção e o uso de podcasts
- Uso de aplicativos para a produção de jogos e de memes
- Como funciona: A disciplina inicia com uma discussão sobre as temáticas de letramento, multiletramento e letramento digital, além de se abordar o papel dos gêneros textuais digitais no processo de ensino-aprendizagem evidenciado pela BNCC. Em seguida, propomos uma sequência de troca de experiências e sugestões sobre uma série de ferramentas digitais que podem ser aplicadas nas aulas de língua Portuguesa com diferentes objetivos. Ao final, propomos a produção de uma sequência didática para uma aula de língua materna com a aplicação de uma das ferramentas estudadas no curso. Assim, a estrutura de avaliação é constituída por 6 atividades no total: 2 fóruns temáticos visando ao aprofundamento do embasamento teórico da área de letramento digital (no valor de 10pts cada um), 2 fóruns temáticos visando à troca de experiências no uso de ferramentas digitais (no valor de 15pts cada um), e mais 2 tarefas de envio de arquivo único (uma no valor de 20pts e outra no valor de 30pts).
Equipe
- Coordenadora da área: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Professora responsável: Fernanda Demier - Currículo Lattes
- Mediadoras pedagógicas:
Anne Marilyn Santos - Currículo Lattes
Marcele Lopes - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.