- Área: Tecnologia Educacional
- Curso: Formação via Web
- Disciplina: Metodologias ativas para a escola do futuro
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 100
- Objetivo(s) de aprendizagem: Conhecer e definir os fundamentos das metodologias ativas que embasam o conceito da escola do futuro, identificando suas características, diferenciando o uso instrumental de tecnologias educacionais do uso com intencionalidade pedagógica, e compreendendo o papel do professor reflexivo para atuar na escola do futuro. Também, serão planejadas e aplicadas estratégias pedagógicas com metodologias ativas, e realizaremos reflexões acerca das tendências nas tecnologias.
- Ementa:
- As Metodologias ativas na escola do futuro.
- Conceito e características que fundamentam a Escola do futuro.
- Da escola hoje para a escola do futuro.
- A perspectiva do professor reflexivo no uso pedagógico das tecnologias.
- Estratégias e aplicação de metodologias ativas.
- O desafio da inovação e as tendências na escola do futuro.
- Como funciona: A disciplina será ministrada em numa concepção de aprendizagem em rede, com a participação ativa das professoras especialistas na mediação pedagógica, publicando avisos sobre os conteúdos e atividades, respondendo dúvidas relativas a conteúdos e ao uso instrumental das ferramentas tecnológicas, bem como, promovendo as interações com debates e reflexões. O conteúdo programático está organizado na sala de aula virtual em 5 tópicos com textos, vídeos, sugestão de material complementar e a realização de atividades. A avaliação formativa e somativa ocorre no final de cada tópico, sendo a participação em fórum, questionário online, tarefa do tipo entrega de arquivo, avaliação por pares e glossário com produção colaborativa. A nota final é composta pelo somatório das pontuações parciais obtidas durante o processo. Todas as atividades obrigatórias são assíncronas e individuais, com prazo de entrega delimitado.
Equipe
- Coordenadora da área e professora responsável: Luciana Boff Turchielo - Currículo Lattes
- Mediadora pedagógica: Ana Lucia de Souza Silva - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.