- Área: Prática Docente
- Curso: Saberes do cotidiano escolar
- Disciplina: Inteligência artificial na Educação: perspectivas da propriedade intelectual
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Contribuir com a aprendizagem de professores no que diz respeito à aplicação da inteligência artificial em suas atividades diárias; contribuir com a compreensão dos professores sobre a propriedade intelectual; apresentar debates sobre a tecnologia nas escolas e na educação, como ficará a proteção dos direitos autorais; cooperar com os professores no tocante à utilização dessas ferramentas para melhorar a qualidade da educação oferecida aos alunos; ajudar a identificar áreas de melhoria e personalizar o ensino de acordo com as necessidades individuais dos estudantes.
- Ementa:
- Inteligência artificial e sua aplicação em sala de aula
- Inteligência artificial e a cultura digital
- A proteção de dados e a inteligência artificial
- Como ficarão os direitos autorais com a aplicação da inteligência artificial?
- A propriedade intelectual e sua proteção nos trabalhos escolares
- Fake news e a utilização da inteligência artificial nas escolas
- ChatGPT: o que é e como usar de forma segura na escola
- O futuro das instituições de ensino e professores com a inteligência artificial
- Como funciona: A disciplina é totalmente é on-line e oferecida na sala de aula virtual. Adicionalmente, haverá pelo menos dois encontros síncronos realizados por videoconferência. Na disciplina serão apresentados estudos de caso reais para ilustrar a implementação prática da IA na educação. Os alunos terão a oportunidade de analisar casos concretos, discutir os desafios enfrentados e identificar as melhores práticas. De forma complementar, os cursistas serão incentivados a realizar pesquisas independentes sobre tópicos específicos relacionados à inteligência artificial na Educação. Isso pode envolver a leitura de artigos científicos, a exploração de recursos on-line e a análise de casos de uso da inteligência artificial na educação e sua proteção de forma didática. A avaliação acontecerá ao longo dos fóruns temáticos, sendo importante a interação com os colegas e com os professores mediadores, complementados com dois encontros por videoconferência.
Equipe
- Coordenador da área: Francisco José Figueiredo Coelho - Currículo Lattes
- Professor responsável: Ingrid Matias da Silva - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Vinicius Motta da Costa - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.