- Área: Educação Especial e Inclusiva
- Curso: Teoria e práticas pedagógicas na Educação
- Disciplina: Plano educacional individualizado (PEI): princípios e elaboração
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Oportunizar trocas de conhecimentos acerca da elaboração do PEI. Ampliar conhecimentos sobre práticas pedagógicas inclusivas na composição do PEI.
- Ementa:
- Plano educacional individualizado (PEI), conceitos fundamentais:
- Educação Inclusiva e seus princípios,
- Educação Especial na perspectiva inclusiva,
- Atendimento Educacional Especializado (AEE),
- Quem são as pessoas atendidas pela Educação Especial e a quem o PEI se destina?
- O PEI como estratégia pedagógica
- Aprendizagem mediada,
- Etapas do desenvolvimento, segundo Vygotsky.
- O PEI como ação docente colaborativa
- O PEI e as áreas de habilidades dos/as estudantes
- Habilidades acadêmicas,
- Habilidades sociais,
- Habilidades práticas e laborais.
- Componentes básicos na formulação do PEI
- Nível I: Identificação das necessidades educacionais,
- Nível II: Avaliação,
- Nível III: Intervenções pedagógicas.
- Tecnologia assistiva (TA) e suas categorias
- Recursos e serviços utilizados para ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência.
- Atividade prática: elaboração de um inventário de habilidades escolares e de um PEI
- Plano educacional individualizado (PEI), conceitos fundamentais:
- Como funciona: A disciplina se propõe a colaborar com o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas no contexto da Educação Básica, especialmente com as práticas dirigidas aos estudantes que são público da Educação Especial (pessoas com deficiência, transtorno do espectro do autismo e altas habilidades/superdotação). A dinâmica da disciplina contará com a apresentação de textos, vídeos e aulas síncronas para reflexão, discussão e desenvolvimento de práticas de ensino inclusivas no contexto da elaboração do PEI.
Equipe
- Coordenadoras da área:
Annie Gomes Redig - Currículo Lattes
Flávia Barbosa da Silva Dutra - Currículo Lattes - Professora responsável: Luciana de Barros Oliveira - Currículo Lattes
- Mediadora pedagógica: Daniele Rodrigues Ferreira - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.