- Área: Educação Especial e Inclusiva
- Curso: Teoria e práticas pedagógicas na Educação
- Disciplina: Acessibilidade na avaliação escolar de alunos público alvo da Educação Especial
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 100
- Objetivo(s) de aprendizagem: Desenvolver práticas pedagógicas e avaliativas que favoreçam o processo de avaliação do desempenho escolar de estudantes público-alvo da Educação Especial, colaborando com a inclusão escolar na perspectiva da Educação Inclusiva.
- Ementa:
- Formação de professores na contemporaneidade de acordo com uma proposta de acessibilidade na avaliação, considerando a perspectiva inclusiva
- Aspectos conceituais sobre a prática de avaliar o desempenho escolar no contexto da Educação Inclusiva
- Compreender as dinâmicas da inclusão e exclusão a partir dos processos de avaliação do desempenho escolar desses estudantes
- Analisar os procedimentos de avaliação adequados aos estudantes público-alvo da Educação Especial
- O protocolo de acessibilidade na avaliação (PAA) como acessibilidade no processo avaliativo
- Como funciona: Os paradigmas educacionais em prol da inclusão escolar demandam novos modelos de avaliação. Nesse sentido, cabe à escola de ensino comum adotar uma postura transformadora buscando novas concepções sobre ação pedagógica, metodologias e organização didática, aspectos diretamente interligados aos processos avaliativos. Essa postura inevitavelmente traz novos fazeres às práticas pedagógicas escolares, sobretudo no que tange à avaliação. Nesse sentido, a acessibilidade nos processos avaliativos são caminhos que favorecem o ensino, a aprendizagem, o docente e o estudante, trazendo maior eficácia aos resultados do desempenho escolar dos alunos e facilitando a terminalidade específica de cada ano de escolaridade. A disciplina acontecerá por meio de: Leitura de textos e artigos; Vídeos disponibilizados na plataforma; Participação ativa em Fóruns de discussão; Realização das tarefas propostas e envios das atividades. Avaliação: a avaliação das tarefas se dará de forma qualitativa e quantitativa, observando a participação, a criatividade e o cumprimento das atividades dentro do prazo. As atividades terão a nota máxima 100 (em cada atividade) e a média será ponderada em relação às atividades realizadas.
Equipe
- Coordenadoras da área:
Annie Gomes Redig - Currículo Lattes
Flávia Barbosa da Silva Dutra - Currículo Lattes - Professora responsável: Suzanli Estef - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.