- Área: Educação Especial e Inclusiva
- Curso: Teoria e práticas pedagógicas na Educação
- Disciplina: Tecnologia assistiva aliada a recursos educacionais para pessoas com deficiência visual
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 100
- Objetivo(s) de aprendizagem: Discutir sobre os recursos educacionais acessíveis para pessoas com deficiência visual (DV).
- Ementa:
- A pessoa com deficiência visual (DV) para fins educacionais
- Barreiras e acessibilidade
- Tecnologia assistiva (TA) – conceitos e definições
- Principais recursos de TA usados por e para pessoas com DV
- Recursos educacionais acessíveis por meio de softwares de transcrição
- Áudio e autodescrição, conteúdos em áudio, trabalho final da disciplina
- Como funciona: Atividades voltadas para relacionar a teoria com a prática pedagógica.
Equipe
- Coordenadoras da área:
Annie Gomes Redig - Currículo Lattes
Flávia Barbosa da Silva Dutra - Currículo Lattes - Professor responsável: Fábio Garcia Bernardo - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.