- Área: Matemática
- Curso: Ensaios matemáticos em sala de aula
- Disciplina: Laboratório de ensino de Matemática no ambiente Mathigon
Informações
- Público-alvo: Professores de Matemática e áreas afins.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender os aspectos de um laboratório virtual no ambiente Mathigon por meio de atividades para o Ensino de Matemática, discutir tópicos relacionados a atividades interativas sob a perspectiva da pesquisa em Educação Matemática e elaborar e revisar situações didáticas para o trabalho com ambientes digitais.
- Ementa:
- Aspectos pedagógicos: Articulação das atividades em um laboratório de Matemática com os demais elementos do planejamento: objetivos, conteúdos e metodologia. Concepções teóricas distintas sobre objetos digitais de aprendizagem (ODA).
- Aspectos matemáticos: Exploração e formulação de questões e fichas de atividades. Teste e reformulação. Justificação e avaliação. Resolução de problemas no ambiente Mathigon.
- Atividades práticas: Estruturação das sequências didáticas. Procedimentos para elaboração de atividades no ambiente Mathigon, como barras de frações, Material Cuisinaire, Tangram, sólidos geométricos, Alice no País da Fractalândia, dentre outros, para a abordagem de conteúdos como: sequências, progressões, funções, probabilidade e análise combinatória, Geometria Fractal, Geometria Plana (polígonos, área, perímetro, diagonais, simetria etc.) e Álgebra, dentre outros.
- Como funciona: A disciplina iniciará abordando conceitos relativos às concepções teórico-metodológicas sobre objetivos digitais de aprendizagem (ODA) em Matemática. Na sequência, serão apresentados princípios para a elaboração de atividades interativas no ambiente Mathigon. O cursista será orientado a criar atividades para a resolução dentro do ambiente ou utilizando-o como suporte. Será proposta a construção de três atividades digitais interativas em Matemática, com conteúdo matemático à escolha do professor. Cada semana haverá uma tarefa (avaliação) a ser elaborada e enviada pelos cursistas por um link específico na plataforma. Serão propostos fóruns temáticos nos quais pretende-se discutir não apenas aspectos teóricos que permeiam as atividades no laboratório em Matemática Mathigon, mas também práticas pedagógicas exitosas em sala de aula. Será um momento rico de trocas de experiências. Haverá ainda, como suporte aos cursistas, vídeos tutoriais de própria autoria especificamente criados para a disciplina (e/ou vídeos tutoriais disponíveis no Youtube), além de pelo menos uma live que poderá ser apresentada pelos próprios professores, coordenador ou por professores convidados que possuam expertise no assunto. Os cursistas terão a oportunidade de interagir com o palestrante e participar de enquetes virtuais no momento da live. Todas as lives serão dinâmicas e interativas preferencialmente no formato de oficinas. Mesmo não sendo obrigatórias, o professor que participar das lives ganhará 10 pontos extras em cada uma. A avaliação acontecerá mediante envio de tarefas e/ou participação em fóruns temáticos.
Equipe
- Coordenador da área: Ighor Opiliar Mendes Rimes - Currículo Lattes
- Professor responsável: Marcelo de Oliveira Dias - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.