- Área: Prática Docente
- Curso: Instrumentação para o ensino
- Disciplina: Jogos de tabuleiro para aprendizagem interdisciplinar
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Instrumentalizar o docente no uso de jogos de tabuleiro para sua utilização em suas aulas, considerando os atendimentos de suas mecânicas, dinâmicas e estéticas. Assim, ao concluir a disciplina, professoras e professores terão habilidades de reconhecer e fazer seus próprios jogos de tabuleiro além dos tradicionais, de forma a engajar estudantes em aprendizagens significativas e divertidas que contemplem a interdisciplinaridade.
- Ementa:
- Jogos de tabuleiro, uma introdução
- Jogos e sistemas de projeção
- Mecânicas
- Dinâmicas
- Estéticas
- Monitoramento e operação
- Regras e procedimentos
- Tradução intersemiótica
- Fazer e jogar: técnicas de produção
- Metrificação de resultados
- Como funciona: Jogos de tabuleiro (ou boardgames, como são também conhecidos comercialmente) compreendem sistemas de entretenimento informativo de fácil reconhecimento e imediata dedicação. A partir de sua estrutura projetiva, operacionalidade e apelo visual, podem ser usados para estimular o aprendizado de conhecimentos diversos, conforme as realidades referenciais dos estudantes e a conectividade entre os temas trazidos (ao contrário de priorizar a memorização de fatos e o acúmulo de informações desarticuladas do meio). Desse modo, a produção de jogos é, por si, interdisciplinar, envolvendo tópicos e participantes em objetos, aspectos, relações e ambientes que vão além do circunstancial às suas regras e procedimentos. Nesta disciplina os professores inscritos terão acesso a material teórico que permitirá desenvoltura em leituras de situações, objetos e processos de grande potencial didático e pedagógico com seus alunos. Concomitantemente ao acesso ao material teórico, serão apresentadas indagações reflexivas, desafios e práticas para realização e obtenção de uma pontuação incremental. Os encontros ocorrerão a distância por meio da sala de aula virtual da Fundação Cecierj, para discussões e acompanhamento do aprendizado, com participação on-line pela ferramenta Google Meet em momentos a serem combinados. Demais orientações serão dadas no decorrer dos encontros.
Equipe
- Coordenador da área: Francisco Coelho - Currículo Lattes
- Professor responsável: Guilherme Xavier - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Cynthia Dias - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.