- Área: Ciências da Natureza
- Curso: Física
- Disciplina: Física e inclusão: uma aventura para todos
Informações
- Público-alvo: Professores de Física, Matemática e Ciências da Natureza
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Apresentar conteúdos de Física que sejam ricos para abordar de forma ampla (para os alunos em geral) e de forma específica (para os alunos com necessidades especiais), por meio de estudos de casos baseados nas vivências das salas de aula atuais. Fornecer de informações a respeito dos principais transtornos (de aprendizagem, mentais e de neurodesenvolvimento) para auxiliar o cursista/professor no planejamento e elaboração de atividades diferenciadas.
- Ementa:
- Principais transtornos de aprendizagem: discalculia e dislexia
- Principais transtornos mentais: bipolar, depressivo, ansiedade e estresse
- Principais transtornos de neurodesenvolvimento: autismo e TDAH
- Os movimentos de rotação
- Luz, imagens e processamento: luz e cores; sistemas ópticos
- Informática, sistemas e redes: visão histórica; sistema operacional e softwares de compactação; rede de computadores; internet e ondas
- Como funciona: Ao longo do cronograma da disciplina, serão apresentados um ou mais transtornos (aprendizagem, mental ou de neurodesenvolvimento) acompanhados dos conteúdos de Física que podem ser trabalhados com a intenção de produzir atividades diferenciadas para o público em questão, sem esquecer da sala de aula como um todo. A disciplina é totalmente on-line e oferecida na sala de aula virtual; durante o período de seu desenvolvimento os cursistas poderão requisitar suporte para utilizar as tecnologias necessárias para o seu melhor desempenho durante a formação continuada. Suportes relacionados à criação de seu perfil, ao trabalho com downloads e uploads de arquivos, à participação em fóruns e à utilização de ferramentas assíncronas de interação, dentre outros. As atividades serão organizadas segundo o cronograma que será publicado na sala de aula virtual. A disciplina está organizada em unidades que serão disponibilizadas ao longo do período; em cada unidade os cursistas terão como base para os seus estudos os textos-base, os roteiros de ações e eventuais materiais midiáticos que serão disponibilizados. A avaliação ocorrerá durante todas as etapas da disciplina e será composta pela participação dos cursistas nos diferentes fóruns, na formulação e reformulação de um plano de ensino e demais atividades oferecidas.
Equipe
- Coordenador da área: Onofre Saback dos Anjos - Currículo Lattes
- Professor responsável: Hudson de Aguiar Silva - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.