- Área: Ciências Humanas
- Curso: Filosofia
- Disciplina: A angústia filosófica na poesia de Carlos Drummond de Andrade
Informações
- Público-alvo: Professores com disciplina de ingresso em Filosofia; professores das demais disciplinas relacionadas às Ciências Humanas (História, Sociologia e Geografia); pedagogos/as.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Desenvolver compreensão acerca do pensamento deleuziano a respeito da Filosofia e sua relação com o não filosófico, bem como estabelecer a possibilidade do diálogo da Filosofia com a angústia no pensamento de Drummond.
- Ementa:
- Literatura e Filosofia na perspectiva deleuziana
- A questão literária de Drummond
- A relação do não filosófico e da produção filosófica
- A Filosofia e o enfrentamento literário
- A filosofia e o personagem conceitual José
- A angústia drummondiana
- Como funciona: A disciplina será iniciada com uma breve apresentação sobre elementos filosóficos a respeito do pensamento de Gilles Deleuze; num segundo momento, como Drummond entende sua produção poética. Feito isso, garantindo uma mesma base teórica entre os participantes, a disciplina se encaminhará para a demonstração e análise dos textos drummondianos sobre a questão da angústia, na tentativa de enquadrar os pressupostos da filosofia deleuziana na poética drummondiana. Para isso, utilizaremos preferencialmente como conteúdo básico os livros Crítica e Clínica e O que é a Filosofia?, de Gilles Deleuze, e Sentimento do mundo e Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. O processo avaliativo constará de fórum de debates e atividades de fixação/desenvolvimento disponibilizadas quinzenalmente, sobre os temas trabalhados nas referidas unidades. Além disso, a disciplina possuíra três encontros síncronos não obrigatórios.
Equipe
- Coordenador da área: Bruno Cardoso de Menezes Bahia - Currículo Lattes
- Professor responsável: Francisco Veríssimo de Souza Melo - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.