- Área: Linguagens e Códigos
- Curso: Língua Portuguesa e Literatura
- Disciplina: Literaturas africanas de língua portuguesa: diálogos necessários
Informações
- Público-alvo: Professores de Língua Portuguesa de todas as séries
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: O objetivo geral da disciplina é sensibilizar os professores para o fato de que o estudo da história e da cultura dos países africanos de língua portuguesa, prevista pela Lei nº 10.639/03, é relevante para a construção de sujeitos críticos que se percebam em um mundo globalizado. Entendendo que a Literatura tem importante lugar nessa tarefa, partiremos de textos que abordem a questão colonial e pós-colonial a fim de pensar como os contextos afetaram as produções literárias. Seguiremos com uma abordagem pautada em eixos temáticos e, posteriormente, apresentaremos breve panorama da produção literária dos países africanos de língua portuguesa. Por fim, apontaremos caminhos para trabalhar esses conteúdos com os alunos da escola básica por meio de abordagens diretas ou transversais nos conteúdos programáticos de cada docente.
- Ementa:
- Problematizando o olhar do colonizador;
- Literaturas africanas de língua portuguesa para além da Lei nº 10.639/03;
- Temas e tramas na linguagem;
- Entre olhares: Angola, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau;
- Entre olhares: Moçambique e Cabo Verde;
- Desafios para a implementação: a prática na sala de aula.
- Como funciona: A disciplina é totalmente on-line e oferecida numa sala de aula virtual. Em termos da sequência em que será apresentada, começamos discutindo como o contexto colonial interferiu na criação do imaginário dentro e fora dos países estudados e como a Literatura constitui-se como espaço privilegiado de representação dessas questões. Em seguida, discutiremos a importância da contribuição dessas culturas/literaturas para além da Lei nº 10.639/03. Por meio de textos selecionados, buscaremos promover um levantamento de temas que se impõem como recorrentes nessas literaturas, analisando também estratégias de representação deles na linguagem e o diálogo entre oralidade e escrita. Apresentaremos propostas de implementação de atividades em sala de aula que estejam relacionadas aos conhecimentos produzidos ao longo da disciplina. Por fim, discutiremos um panorama formado por textos literários dos cinco países africanos de língua portuguesa a fim de estabelecer diálogos com a literatura nacional, pensando a pluralidade de horizontes estéticos. A estrutura de avaliação será constituída por sete atividades: cinco fóruns temáticos e duas tarefas individuais de envio de arquivo único.
Equipe
- Coordenador da área: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Professora responsável e mediadora pedagógica: Jucilene Braga Alves Mauricio Nogueira - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.