- Área: Linguagens e Códigos
- Curso: Língua Portuguesa e Literatura
- Disciplina: Avaliação em Língua Portuguesa 3: prática de interpretação e criação de itens de larga escala
Informações
- Público-alvo: Professores de Língua Portuguesa, com foco nos que atuam no Ensino Médio
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada curso/disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma de cada disciplina ou curso. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: O objetivo da disciplina é promover um debate acerca do panorama de avaliações de larga escala utilizados no Brasil, principalmente a Prova Brasil e o Enem. Na parte teórica, serão apresentados a Teoria de Reposta ao Item (TRI), parâmetro para a análise resultados, e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), parâmetro para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Na parte prática, a partir das Matrizes de Referência de Língua Portuguesa do INEP, serão propostas tanto a análise estrutural de itens quanto a prática de sua criação.
- Ementa:
- Avaliações externas em larga escala e prática de interpretação de seus resultados.
- Funcionamento da Teoria de resposta ao Item (TRI)
- Papel do Ideb para a estruturação de políticas públicas de ensino
- Matrizes de referência do SAEB e do ENEM
- Estrutura e prática de criação de itens.
- Como funciona: Iniciamos o curso com a apresentação de um panorama histórico das avaliações em larga escala evidenciando e propondo uma reflexão crítica sobre o seu papel na educação estadual e nacional. Em seguida, fornecemos os subsídios necessários para que o cursista possa conhecer mais a fundo e analisar tanto a matriz de referência quanto os resultados obtidos nos exames Prova Brasil e Enem. Em etapa posterior, focamos na prática de elaboração de itens de múltipla escolha com base nas matrizes de referência discutidas ao longo do curso. A estrutura de avaliação será constituída por sete atividades no total: 4 fóruns temáticos (10 pontos cada um) e 3 tarefas de envio de arquivo único (20 pontos cada uma).
Equipe
- Coordenadora da área: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Professora responsável: Lidiane Oliveira - Currículo Lattes
- Mediadoras pedagógicas:
Lidiane Oliveira - Currículo Lattes
Marcele Ferreira Lopes - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.