- Área: Linguagens e Códigos
- Curso: Língua Portuguesa e Literatura
- Disciplina: Gramática contextualizada: sintaxe
Informações
- Público-alvo: Professores regentes de Língua Portuguesa (preferencialmente do 9º ano e/ou do Ensino Médio)
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada curso/disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma de cada disciplina ou curso. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: O objetivo geral da disciplina é estimular discussões consistentes e práticas de sala de aula de professores de Língua Portuguesa sobre o processo de ensino-aprendizagem da sintaxe de nossa língua materna. Serão propostas leituras e discussões que revisem e aprofundem os conceitos de coordenação e subordinação de orações, regência nominal e verbal, concordância nominal e verbal. Com base nisso, os cursistas refletirão acerca de estratégias pedagógicas para o ensino de sintaxe nas aulas de Língua Portuguesa.
- Ementa:
- Coordenação e subordinação.
- Regência nominal e verbal.
- Concordância nominal e verbal.
- Estratégias pedagógicas para o ensino da sintaxe da Língua Portuguesa.
- Como funciona: A disciplina é totalmente online e oferecida sala de aula virtual, dividida em dois grandes ciclos, com etapas de planejamento, implementação e avaliação de práticas para sala de aula em cada um. A cada ciclo são fornecidos, na etapa de planejamento, um grupo de textos teóricos destinados a embasar a abordagem dos tópicos pertinentes e um conjunto de materiais didáticos originais para serem aplicados na sala de aula pelo cursista. Mais adiante, na etapa de implementação, é aberto um fórum virtual para compartilhamento das experiências entre os cursistas. Por fim, o material didático utilizado é objeto de análise e considerações na etapa de avaliação, de acordo com modelo fornecido. Mais detalhes são apresentados no Guia da Disciplina, logo na sua abertura.
Equipe
- Coordenadora da área: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Professora responsável: Fernanda Demier - Currículo Lattes
- Mediadora pedagógica: Alba Valéria Ferreira - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.