- Área: Tecnologia Educacional
 - Curso: Informática Educativa
 - Disciplina: Metodologias ativas para o ensino híbrido
 - A disciplina oferece conteúdo didático similar à disciplina Teoria e prática em metodologias ativas, sendo considerada a mesma disciplina para fins de certificação.
 
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas.
 - Duração do curso: 12 semanas
 - Carga horária: 30 horas
 - Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada curso/disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma de cada disciplina ou curso. - Vagas: 150
 - Objetivo(s) de aprendizagem: Apresentar e definir os fundamentos teóricos das metodologias ativas que orientam no planejamento e nas práticas em sala de aula. Identificar as características do ensino híbrido considerando os recursos tecnológicos e o perfil dos alunos nas práticas pedagógicas. Definir as metodologias ativas da sala de aula invertida, Aprendizagem Baseada em Projetos e em jogos, identificando contextos de transposição didática. Elaborar planos de aulas e atividades aplicando na prática as metodologias ativas.
 - Ementa: 
  		
- Fundamentos teóricos das metodologias ativas
 - Ensino híbrido e práticas pedagógicas
 - Sala de aula invertida
 - Aprendizagem baseada em projetos
 - Aprendizagem baseada em jogos
 - Combinando e diferenciando os modelos
 - Aplicando na prática
 
 - Como funciona: Esta disciplina está organizada em 6 unidades temáticas com textos, sugestão de material complementar e realização de atividades. Entre as atividades trabalhamos com fórum, tarefa do tipo envio de arquivo, wiki com produção de texto colaborativo e avaliação por pares. Todas as atividades pontuadas são assíncronas. A nota final é composta do somatório de avaliações parciais.
 
Equipe
- Coordenadora da área e professora responsável: Luciana Boff Turchielo - Currículo Lattes
 - Mediadoras pedagógicas:
Ana Lucia de Souza Silva - Currículo Lattes
Patricia Grasel - Currículo Lattes 
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.
