- Área: Tecnologia Educacional
- Curso: Informática Educativa
- Disciplina: Metodologias ativas para o ensino híbrido
- A disciplina oferece conteúdo didático similar à disciplina Teoria e prática em metodologias ativas, sendo considerada a mesma disciplina para fins de certificação.
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada curso/disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma de cada disciplina ou curso. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Apresentar e definir os fundamentos teóricos das metodologias ativas que orientam no planejamento e nas práticas em sala de aula. Identificar as características do ensino híbrido considerando os recursos tecnológicos e o perfil dos alunos nas práticas pedagógicas. Definir as metodologias ativas da sala de aula invertida, Aprendizagem Baseada em Projetos e em jogos, identificando contextos de transposição didática. Elaborar planos de aulas e atividades aplicando na prática as metodologias ativas.
- Ementa:
- Fundamentos teóricos das metodologias ativas
- Ensino híbrido e práticas pedagógicas
- Sala de aula invertida
- Aprendizagem baseada em projetos
- Aprendizagem baseada em jogos
- Combinando e diferenciando os modelos
- Aplicando na prática
- Como funciona: Esta disciplina está organizada em 6 unidades temáticas com textos, sugestão de material complementar e realização de atividades. Entre as atividades trabalhamos com fórum, tarefa do tipo envio de arquivo, wiki com produção de texto colaborativo e avaliação por pares. Todas as atividades pontuadas são assíncronas. A nota final é composta do somatório de avaliações parciais.
Equipe
- Coordenadora da área e professora responsável: Luciana Boff Turchielo - Currículo Lattes
- Mediadoras pedagógicas:
Ana Lucia de Souza Silva - Currículo Lattes
Patricia Grasel - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.