- Área: Tecnologia Educacional
- Curso: Informática Educativa
- Disciplina: Novas tecnologias com experiência do aluno: design thinking para educadores
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Capacitar e discutir sobre o uso de novas abordagens que possibilitam inovação em sua prática pedagógica. Refletir e pensar novas propostas considerando abordagens com foco nas pessoas envolvidas, no cenário da educação, de forma estratégica para apoiar o processo de ensino e aprendizagem. Conhecer as ferramentas digitais para criar propostas de atividades considerando a BNCC e o Novo Ensino Médio. Apresentar possibilidades de criar atividades que enriqueçam o processo avaliativo e seus resultados. Promover atividades práticas que propiciam uma abordagem tecnológica com recursos disponíveis na nuvem. Discutir propostas e exemplos de atividades utilizando tecnologia e novas abordagens, de modo que possam propor, em cada etapa, projetos a partir das discussões na disciplina. Propiciar oportunidades de trocas de experiências para desenvolvimento de projetos inovadores com uso de tecnologia.
- Ementa:
- Processo de ensino e aprendizagem pautado em discussões de práticas pedagógicas e produção de material didático;
- Tecnologia na sala de aula;
- Características das etapas do Design Thinking;
- Características de Experiência do Usuário;
- Design de material didático com uso de tecnologia apoiado em três pilares: Tecnologia, Design Thinking e Experiência do Usuário;
- Desenvolvimento de atividades com ênfase na autoria do professor;
- Discussão de propostas interativas e exemplos de atividades on-line.
- Como funciona: Haverá encontros síncronos como lives com participação facultativa; fóruns de dúvidas com participação facultativa; atividades somativas (a distância) com avaliações para aprovação.
Equipe
- Coordenador da área: Luciana Boff Turchielo - Currículo Lattes
- Professor responsável: César Augusto Rangel Bastos - Currículo Lattes
- Mediadora pedagógica: Angela Paula Zão Bastos - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.