- Área: Prática Docente
- Curso: Instrumentação para o Ensino
- Disciplina: Jogos de infância para um ensino mais temático
Informações
- Público-alvo: Professores/as de todas as áreas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: O tema de hoje é... O tema, em consideração ao contexto de ensino, desempenha papel fundamental na criação de ambientes de aprendizagem engajadores e significativos para educandos e educadores. Uma escolha criativa de assunto torna o ensino mais eficaz, pois promove a conexão dos alunos com um conteúdo, estimula o engajamento e a motivação e proporciona oportunidades de desenvolvimento de habilidades essenciais para a aula e para a vida. Como a prática docente não trata somente do "quê", mas principalmente, do "como", convidamos professoras e professores para a busca de soluções extraordinárias na tradução dos conteúdos programáticos, promovendo novas maneiras de dialogar com alunos no espaço de sala de aula. Como? Fazendo uso contextualizado e criativo de jogos tradicionais da infância, em abordagens inusitadas! Ao concluir a disciplina, os/as docentes terão uma nova visão de suas atividades e processos, sendo capazes de agir criticamente para realizar encontros mais criativos e instigantes.
- Ementa:
- Criatividade educacional;
- Relevância e conectividade;
- A chave da contextualização;
- Integração, interdisciplinaridade;
- Curiosidade para engajamento e motivação;
- Mapeando oportunidades na BNCC;
- Indagações e propostas;
- Projetos e resultados.
- Como funciona: Nesta disciplina os/as professores terão acesso a material teórico que permitirá desenvoltura em leituras de situações, objetos e processos de grande potencial didático e pedagógico com seus alunos. Concomitantemente ao acesso do material teórico, serão apresentadas indagações reflexivas, desafios e práticas para realização e obtenção de uma pontuação incremental que, em média de 60 pontos, garante a aprovação. Os encontros ocorrerão a distância por meio da plataforma Moodle da Fundação Cecierj, onde serão realizadas discussões complementares e o acompanhamento do aprendizado, e em teleconferência pelo Google Meet. Demais orientações serão dadas no decorrer dos encontros.
Equipe
- Coordenador da área: Francisco Coelho - Currículo Lattes
- Professor responsável: Guilherme Xavier - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Claudia Lins d'Albuquerque - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.