- Área: Prática Docente
- Curso: Instrumentação para o ensino
- Disciplina: Do biológico ao social: a ciência por trás da maconha
Informações
- Público-alvo: Professores da Educação básica de todas as áreas do conhecimento.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 120
- Objetivo(s) de aprendizagem: Instrumentalizar os professores para a criação de espaços de diálogo e aprendizagem sobre o tema drogas nas escolas, permitindo que os profissionais do magistério possam refletir e desmistificar saberes equivocados acerca do uso e abuso da maconha.
- Ementa:
- Uma breve história do consumo e da disseminação da maconha no Brasil;
- Efeitos fisiológicos da Cannabis no organismo;
- A roupa que visto me define? Estigmas – mitos ou verdades acerca do consumo de maconha;
- Uso terapêutico da maconha no Brasil: possibilidades e anseios.
- Discutindo a legalização da maconha pela arte: o uso de charges para promover debates democráticos sobre saúde e cidadania.
- O debate sobre maconha por meio da música: essa tal de maconha dá samba!
- O turismo canábico: possibilidades e limitações;
- Articulando notícias sobre a Cannabis e possibilidades didáticas em sala de aula.
- Como funciona: As atividades do curso serão organizadas segundo o cronograma que será publicado na semana de apresentação. Todos os assuntos e prazos previstos das atividades estarão claramente dispostos nesse documento. Diferentes textos-base e recursos audiovisuais serão disponibilizados ao longo da formação. Haverá, pelo menos, um encontro síncrono realizado por videoconferência. A avaliação acontecerá ao longo dos fóruns temáticos, sendo importante a interação com os colegas do curso e com os professores mediadores, complementados com os encontros por videoconferência. Nas semanas finais, os/as cursistas desenvolverão uma atividade na unidade de ensino onde atuam (de forma presencial ou remota) a partir de PodCasts sobre o assunto.
Equipe
- Coordenador e professor responsável: Dr. Francisco José Figueiredo Coelho - Currículo Lattes
- Mediadores pedagógicos:
Vinicius Motta - Currículo Lattes
João Paulo Cunha Parada - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.