- Área: Matemática
- Curso: Aspectos da Educação Matemática
- Disciplina: Atividades investigativas em Matemática
Informações
- Público-alvo: Professores/as de Matemática e áreas afins.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Os professores deverão compreender os aspectos das atividades investigativas em Educação Matemática, discutir tópicos relacionados a atividades investigativas sob a perspectiva da pesquisa em Educação Matemática e elaborar e revisar situações didáticas para o trabalho com atividades investigativas.
- Ementa:
- Aspectos pedagógicos: A importante articulação das atividades investigativas em Matemática com os demais elementos do planejamento: objetivos, conteúdos e metodologia. Concepções teóricas distintas;
- Aspectos matemáticos: Exploração e formulação de questões. Conjecturas. Teste e reformulação. Justificação e avaliação. Investigação matemática em sala de aula e as concepções algébricas;
- Atividades práticas: Estruturação das sequências didáticas. Procedimentos para elaboração de atividades investigativas com materiais concretos digitais como torre de Hanói, material cuisinaire e geoplano, dentre outros, para a abordagem de conteúdos do currículo como: sequências, progressões, funções, análise combinatória, Geometria Fractal, Geometria Plana (polígonos, área, perímetro, diagonais, simetria etc.) e Álgebra, dentre outros.
- Como funciona: A disciplina iniciará abordando conceitos relativos às concepções teórico-metodológicas da investigação em Matemática. Na sequência, serão apresentados princípios para a elaboração de atividades investigativas. O/A professor/a será orientado/a a criar atividades investigativas. Será proposta a construção de três atividades investigativas em Matemática, com conteúdo matemático à escolha do/a professor/a. Cada semana haverá uma tarefa (avaliação) a ser elaborada e enviada pelos cursistas por um link específico na plataforma. Serão propostos fóruns temáticos nos quais se pretende discutir não apenas aspectos teóricos que permeiam as atividades investigativas em Matemática a partir de práticas pedagógicas exitosas em sala de aula. Será um momento rico de trocas de experiências. Haverá ainda, como suporte aos cursistas, videotutoriais de própria autoria especificamente criados para a disciplina (e ou videotutoriais disponíveis no YouTube), além de pelo menos uma live que poderá ser apresentada pelos próprios professores coordenadores ou por professores/as convidados/as que possuem expertise no assunto. Os cursistas terão a oportunidade de interagir com o/a palestrante e participar de enquetes virtuais no momento da live. Todas as lives serão dinâmicas e interativas preferencialmente no formato de oficinas. Mesmo não sendo obrigatórias, o/a professor/a que participar, ao vivo, das lives ganhará 10 pontos extras em cada uma. A avaliação acontecerá mediante envio de tarefas e/ou participação em fóruns temáticos.
Equipe
- Coordenador da área: Ighor Opiliar Mendes Rimes - Currículo Lattes
- Professor responsável: Marcelo de Oliveira Dias - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.