- Área: Ciências da Natureza
- Curso: Física
- Disciplina: Fenômenos quânticos no Ensino Médio
Informações
- Público-alvo: Professores/as de todas as áreas que lecionam Física
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Nos dias atuais têm surgido inúmeras novidades tecnológicas, principalmente na comunicação. Diante disso, apareceu um cenário com oportunidades pedagógicas relacionadas ao uso de recursos visuais, em sua maioria disponíveis na internet, para o processo de ensino-aprendizagem. Nesta disciplina, apresentamos uma série de textos didáticos de caráter teórico, usando algumas ferramentas tecnológicas que podem ser utilizados para introduzir alguns tópicos de Física Quântica no Ensino Médio. Objetivos gerais: ao final da disciplina, o participante terá a capacidade de realizar roteiros de estudo com assuntos relacionados aos fenômenos quânticos a serem aplicados nas aulas de Física do Ensino Médio. Objetivos específicos: Compreender a concepção geral dos assuntos envolvidos em alguns tópicos de Física Quântica. Dominar algumas ferramentas tecnológicas com o objetivo de aplicá-las em sala de aula.
- Ementa:
- Introdução à teoria quântica;
- Relatividade restrita;
- A radiação do corpo negro;
- O efeito fotoelétrico;
- A dualidade da luz e da matéria;
- O princípio da complementaridade;
- O modelo atômico de Bohr;
- O princípio da incerteza de Heisenberg.
- Como funciona: A cada unidade da disciplina será abordado um filme da ementa, com a devida relação aos conteúdos da Física sugerindo atividades para serem aplicadas em sala de aula. Pretende-se reforçar os conteúdos abordados nos filmes. A disciplina é totalmente on-line e oferecida na sala de aula virtual. Durante a disciplina os cursistas poderão requisitar suporte para utilizar as tecnologias necessárias para o seu melhor desempenho durante a formação continuada, de modo a criar o seu perfil, trabalhar com downloads e uploads de arquivos, participar de fóruns e utilizar ferramentas assíncronas de interação. As atividades serão organizadas segundo o cronograma que será publicado na sala de aula virtual. A disciplina está organizada em unidades que serão disponibilizadas ao longo do período e em cada unidade os cursistas terão como base para os seus estudos os textos-base, os roteiros de ações e eventuais materiais midiáticos que serão disponibilizados. A avaliação irá ocorrer durante todas as etapas da disciplina e será composta pela participação dos cursistas nos diferentes fóruns, na formulação e reformulação de um plano de ensino e demais atividades oferecidas.
Equipe
- Coordenador da área: Onofre Saback dos Anjos - Currículo Lattes
- Professor responsável: Eduardo Pilad Nóbrega - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.