- Área: Ciências Humanas
- Curso: Filosofia
- Disciplina: Fundamentos filosóficos da Educação – Educação e democracia
Informações
- Público-alvo: Professores/as com Filosofia como disciplina de ingresso; professores/as das demais disciplinas relacionadas às Ciências Humanas (História, Sociologia e Geografia); pedagogos/as; licenciandos/as de períodos finais das áreas correlatas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Fornecer elementos teóricos para repensar não só a construção histórica do pensamento filosófico/democrático, mas também de sua influência sobre a questão da educação.
- Ementa:
- Análise da formação/organização do pensamento democrático;
- Análise/discussão do texto "Sobre Pedagogia" de Immanuel Kant;
- Análise/discussão do texto "Democracia e Educação" de John Dewey;
- Análise/discussão sobre os princípios democráticos apontados por Anísio Teixeira;
- Análise/discussão sobre o texto "Educação Pós-Auschwitz" de Theodor Adorno;
- Debate acerca da formação democrática na atualidade.
- Como funciona: A disciplina levará em consideração a formação do pensamento democrático no século XVIII, tendo como ponto de partida (pós-contextualização histórico-filosófica) o texto "Sobre a pedagogia", de Immanuel Kant; em sequência, o conteúdo versará sobre algumas das múltiplas manifestações dos fundamentos filosóficos da educação, inclusive em território nacional (com a análise de Anísio Teixeira). O processo de participação dos discentes será realizado via leitura/debate, nos fóruns, dos textos citados na ementa, bem como dos materiais de apoio (livros, vídeos e podcasts). Além disso, o curso terá a realização de três aulas assíncronas (de participação não obrigatória).
Equipe
- Coordenador da área: Bruno Cardoso de Menezes Bahia - Currículo Lattes
- Professor responsável: Francisco Veríssimo de Souza Melo - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Leonardo Barros Medeiros - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.