- Área: Linguagens e Códigos
- Curso: Língua Portuguesa
- Disciplina: BNCC na prática: habilidades dos campos de atuação social de Língua Portuguesa no Ensino Médio
Informações
- Público-alvo: Professores de Língua Portuguesa, com foco nos que atuam no Ensino Médio
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: O objetivo geral da disciplina é estimular discussões consistentes e práticas de sala de aula sobre as habilidades de Língua Portuguesa da BNCC que abordam os campos de atuação social. Nesse contexto, serão trabalhadas 18 habilidades que envolvem práticas de leitura, escuta, produção de textos (orais, escritos, multissemióticos) e análise linguística/semiótica. Assim, serão propostas discussões que reflitam sobre o propósito dessas habilidades e sobre estratégias pedagógicas que posam ser implementadas em sala de aula.
- Ementa: Habilidades dos campos de atuação social
- 1.1 Habilidade EM13LP01; 1.2 Habilidade EM13LP02
- 1.3 Habilidade EM13LP03; 1.4 Habilidade EM13LP04
- 1.5 Habilidade EM13LP05; 1.6 Habilidade EM13LP06
- 1.7 Habilidade EM13LP07; 1.8 Habilidade EM13LP08
- 1.9 Habilidade EM13LP09; 1.10 Habilidade EM13LP10
- 1.11 Habilidade EM13LP11; 1.12 Habilidade EM13LP12
- 1.13 Habilidade EM13LP13; 1.14 Habilidade EM13LP14
- 1.15 Habilidade EM13LP15; 1.16 Habilidade EM13LP16
- 1.17 Habilidade EM13LP17; 1.18 Habilidade EM13LP18
- Como funciona: A disciplina é dividida em dois grandes ciclos. O primeiro, de seis semanas, aborda a construção geral das habilidades dos campos de atuação social, visando desenvolver entre os cursistas uma visão crítica sobre o seu funcionamento. O segundo, de seis semanas, almeja o desenvolvimento de roteiros com propostas de implementação prática dessas habilidades. Nesse contexto, os materiais produzidos serão analisados e aprimorados após discussões em grupo e os melhores serão disponibilizados como material de apoio a todos os participantes. Mais detalhes são apresentados no Guia da Disciplina logo na sua abertura.
Equipe
- Coordenador da área: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Professor responsável: Fernanda Demier - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico:
Lidiane Oliveira - Currículo Lattes
Anne Marilyn Santos - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.