- Área: Linguagens e Códigos
- Curso: Língua Portuguesa e Literatura
- Disciplina: Tipo e gênero textual: uma introdução
Informações
- Público-alvo: Professores de Língua Portuguesa, com foco nos que atuam no Ensino Médio
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: O objetivo geral da disciplina é estimular discussões consistentes e práticas de sala de aula de professores de Língua Portuguesa sobre os conceitos de tipo e gênero textual. Assim, serão propostas leituras e discussões que revisem e aprofundem ambos os temas e, de forma mais direcionada, a definição, a caracterização e a funcionalidade dos gêneros textuais. A partir disso, os cursistas refletirão acerca de estratégias pedagógicas para o ensino de gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa.
- Ementa:
- Tipologia textual (descrição, narração, argumentação, injunção).
- Gêneros textuais: características e funcionalidade.
- Estratégias pedagógicas para o ensino de gêneros textuais.
- Como funciona: A disciplina divide-se em dois grandes ciclos com etapas de planejamento, implementação e avaliação de práticas para a sala de aula em cada um. A cada ciclo são fornecidos, na etapa de planejamento, um grupo de textos teóricos destinados a embasar a abordagem dos tópicos pertinentes e também um conjunto de materiais didáticos originais para serem aplicados na sala de aula pelo cursista. Mais adiante, na etapa de implementação, é aberto um fórum virtual para compartilhamento das experiências entre os cursistas. Por fim, o material didático utilizado é objeto de análise e considerações na etapa de avaliação, de acordo com um modelo fornecido. Mais detalhes são apresentados no Guia da Disciplina, logo na sua abertura.
Equipe
- Coordenadora da área: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Professora responsável: Fernanda Demier - Currículo Lattes
- Mediadora pedagógica: Alba Valéria Cordeiro - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.