- Área: Tecnologia Educacional
- Curso: Formação via Web
- Disciplina: Usando a sala de aula invertida e o ensino híbrido para dinamizar a prática docente
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Apresentar o método da inversão da sala de aula e modelos híbridos (sustentados e disruptivos), que, apoiados pela tecnologia, poderão contribuir para uma aprendizagem mais personalizada por meio da combinação de atividades presenciais com as virtuais, gerando o que chamamos de blended learning (aprendizagem híbrida).
- Ementa:
- Definir sala de aula invertida e de aprendizagem para o domínio;
- Apresentar os modelos de ensino híbrido (sustentados e disruptivos);
- Compartilhar exemplos de aplicação dos dois recursos na prática docente;
- Aprender a roteirizar vídeos invertidos de qualidade;
- Como combinar a sala de aula invertida com o modelo híbrido de rotação por estações.
- Como funciona: No início, é disponibilizado um fórum de integração e uma atividade colaborativa na ferramenta Padlet. Na etapa 1, são apresentadas as metodologias de sala de aula invertida e como elaborar vídeos invertidos. Na etapa 2, são apresentados modelos de ensino híbrido (sustentados e disruptivos) e o/a cursista deverá elaborar uma proposta de atividade híbrida usando a sala de aula invertida e a rotação por estações. Na etapa 3, o/a cursista deverá implementar a atividade híbrida. Na etapa 4, o/a cursista deverá divulgar essa atividade por meio de uma apresentação de slides (Canva ou Google Slides) para ser avaliada por pares.
Equipe
- Coordenador da área: Luciana Boff Turchielo - Currículo Lattes
- Professor responsável: Maria Cristina Pfeiffer Fernandes - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Júnia Ramalho Teixeira - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.