- Área: Educação Especial e Inclusiva
- Curso:
- Disciplina: Defectologia: a psicologia de Vigotski na Educação Especial numa perspectiva inclusiva
Informações
- Público-alvo: Professores de Educação Básica
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 100
- Objetivo(s) de aprendizagem: Pretendemos que, ao final da disciplina, o cursista tenha compreendido o conceito de compensação, a importância da linguagem na construção das funções mentais superiores e possa elaborar propostas para a prática pedagógica a partir deles.
- Ementa:
- O contexto de elaboração dos conceitos sobre defectologia
- O conceito de compensação
- A importância da linguagem e da interação para a educação
- Implicações para as práticas pedagógicas contemporâneas
- Como funciona: A disciplina será estruturada a partir de atividades assíncronas nas quais os cursistas terão acesso a vídeos, textos e áudios. Serão propostas vídeo tutorias para alinhamento de percepções e esclarecimento de dúvidas. As avaliações contarão com a participação em fóruns de debates, produção textual de análise de experiências e/ou vídeos assistidos e preparação de uma atividade pedagógica com base nos conceitos aprendidos.
Equipe
- Coordenadoras da área:
Annie Gomes Redig
Flávia Barbosa da Silva Dutra - Professora responsável: Flávia Miller Naethe Motta - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.