- Área: Prática Docente
- Curso: Instrumentação para o Ensino
- Disciplina: O que se vê e o que se apresenta: drogas, educação e propagandas
Informações
- Público-alvo: Professores da Educação Básica de todas as áreas do conhecimento
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 120
- Objetivo(s) de aprendizagem: Instrumentalizar os professores para a criação de espaços de diálogo e aprendizagem sobre o tema drogas nas escolas, permitindo que os profissionais do magistério possam refletir e utilizar as propagandas audiovisuais como recursos de ensino, estimulando práticas redutoras de danos do consumo abusivo.
- Ementa:
- O que são as propagandas;
- As propagandas audiovisuais como ferramentas educativas: cuidados e potencialidades;
- A indústria cultural e as propagandas: o que se vê e o que se apresenta;
- As propagandas audiovisuais no ensino: leitura e seleção na ótica redutora de danos;
- Elaborando roteiros de análise de propagandas sobre drogas com estudantes da Educação Básica.
- Como funciona: A disciplina é totalmente on-line e oferecida na sala de aula virtual. Sua carga horária total é de 30 horas, divididas em 12 semanas. Adicionalmente, haverá pelo menos dois encontros síncronos realizados por videoconferência. As atividades da disciplina serão organizadas segundo o cronograma que será publicado na semana de apresentação. Todos os assuntos e prazos previstos das atividades estarão claramente dispostos nesse cronograma. Diferentes textos-base e recursos audiovisuais serão disponibilizados ao longo da formação. A avaliação acontecerá ao longo dos fóruns temáticos, sendo importante a interação com os colegas da disciplina e com os professores mediadores, complementada com os encontros por videoconferência. Nas semanas finais, os/as cursistas desenvolverão uma atividade a ser desenvolvida na unidade de ensino onde atuam (de forma presencial ou remota) a partir do uso das propagandas sobre drogas.
Equipe
- Coordenador da área: Esteban Lopez Moreno - Currículo Lattes
- Professor responsável: Francisco José Figueiredo Coelho - Currículo Lattes
- Mediadores pedagógicos:
João Paulo Cunha Parada - Currículo Lattes
Vinicius Motta da Costa - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.