- Área: Prática Docente
- Curso: Instrumentação para o ensino
- Disciplina: Inteligência artificial e ludicidade educacional
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Icebergs são montanhas de gelo flutuantes, tradicionalmente reconhecidos como uma apresentação material acima de uma superfície, escondendo abaixo sua maior quantidade... Assim também pode ser metaforizada a inteligência artificial para a ludicidade educacional: há mais do que inicialmente se percebe e se explora; e recentes avanços técnicos fazem professores e professoras transformarem-se em pontos de interrogação (e exclamação) em sala de aula... Considerando que uma das principais barreiras ao interesse dos alunos pelos assuntos lecionados por seus professores se dá na restrita interação com o conhecimento por objetos de ensino-aprendizagem tradicionais, esta disciplina tem como objetivo apresentar ferramentas de produção gerativa baseadas em inteligências artificiais e promover técnicas de análise de jogos eletrônicos de entretenimento para posterior apropriação e usos com quaisquer conteúdos programáticos, seja do Ensino Fundamental, Médio ou Superior.
- Ementa:
- História e evolução dos jogos eletrônicos
- Teorias de aprendizagem
- Interatividade e narratividade
- Metodologias de análise
- Estratégias e táticas de instalação
- Inteligência artificial e inteligência emocional
- Modelos simbólicos e uso de cenários
- Propriedades e apropriações
- Práticas de integração
- Como funciona: Nesta disciplina os professores inscritos terão acesso a material teórico que permitirá desenvoltura em leituras de situações, objetos e processos de grande potencial didático e pedagógico com seus alunos. Concomitante ao acesso ao material teórico, serão apresentadas indagações reflexivas, desafios e práticas para realização e obtenção de uma pontuação incremental que, em média de 60 pontos, garante a aprovação. Os encontros ocorrerão a distância pela plataforma Moodle da Fundação Cecierj e, nessa sala de aula virtual, serão realizadas discussões complementares e o acompanhamento do aprendizado. Demais orientações serão dadas no decorrer dos encontros.
Equipe
- Coordenador da área: Esteban Lopez Moreno - Currículo Lattes
- Professor responsável: Guilherme Xavier - Currículo Lattes
- Mediadora pedagógica: Claudia Lins d'Albuquerque - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.