- Área: Matemática
- Curso: Aspectos da Educação Matemática
- Disciplina: Práticas de Avaliação em Matemática
Informações
- Público-alvo: Professores de Matemática e áreas afins.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 300
- Objetivo(s) de aprendizagem: Os professores cursistas deverão compreender os aspectos legais e pedagógicos que norteiam a avaliação na rede estadual de educação do Estado do Rio de Janeiro e seu caráter contínuo, dinâmico e sistemático, discutir tópicos relacionados à avaliação sob a perspectiva da pesquisa em Educação Matemática, elaborar e revisar itens para avaliações regulares de acordo com os diversos parâmetros recentemente utilizados em avaliações de larga escala.
- Ementa:
- Aspectos pedagógicos: avaliação diagnóstica, formativa e somativa. A importante articulação com os demais elementos do planejamento: objetivos, conteúdos e metodologia. Medida e avaliação: concepções distintas. Perspectivas da avaliação de acordo com a LDB nº 9.394/96. Critérios e instrumentos avaliativos adotados na rede estadual de educação do Estado do Rio de Janeiro.
- Aspectos matemáticos: avaliação em Matemática como processo de reflexão e a pesquisa sobre a própria prática. Obstáculos na avaliação da aprendizagem em Matemática. O papel do professor. Instrumentos de avaliação em Matemática.
- Questões práticas: estrutura e funcionamento de avaliações em larga escala: SAEB e ENEM. Procedimentos para elaboração e revisão de itens, gabaritos e descritores para avaliações. Níveis de dificuldade. Elaboração e revisão de questões discursivas. Elaboração de itens e questões discursivas para aplicação em avaliações em sala de aula.
- Como funciona: A disciplina será realizada na estrutura de uma semana de ambientação e mais seis módulos com duração de duas semanas cada um. A disciplina iniciará abordando conceitos relativos aos tipos de avaliação. Na sequência, serão apresentados princípios para a elaboração de itens. O professor será orientado a criar uma avaliação. Nas próximas etapas serão apresentadas as ferramentas. Será proposta a construção de três avaliações em Matemática, em que o conteúdo matemático será à escolha do professor. Em cada módulo haverá uma tarefa (avaliação) a ser elaborada e enviada pelos cursistas por um link específico na plataforma. Em cada módulo também serão propostos fóruns temáticos nos quais pretendemos discutir não apenas aspectos teóricos que permeiam a avaliação em Matemática a partir de práticas pedagógicas exitosas em sala de aula. Será um momento rico de trocas de experiências. Haverá ainda, como suporte aos cursistas, vídeos tutoriais de própria autoria especificamente criados para a disciplina (e/ou vídeos tutoriais disponíveis no YouTube) além de duas lives que poderão ser apresentadas pelos próprios professores coordenadores ou por professores convidados que possuam expertise no assunto. Os cursistas terão a oportunidade de interagir com o palestrante e participar de enquetes virtuais no momento da live. Todas as lives serão dinâmicas e interativas preferencialmente no formato de oficinas. Mesmo não sendo obrigatórias, o professor que participar ao vivo das lives ganharão 10 pontos extras em cada uma. A avaliação acontecerá mediante envio de tarefas e/ou participação em fóruns temáticos.
Equipe
- Coordenador da área: Ighor Opiliar Mendes Rimes - Currículo Lattes
- Professores responsáveis:
Marcelo de Oliveira Dias - Currículo Lattes
Wendel de Oliveira Silva - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.