- Área: Ciências Humanas
- Curso: História
- Disciplina: Patrimônio cultural: disputas e narrativas
Informações
- Público-alvo: Professores de História.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Objetivamos refletir sobre a trajetória histórica das ações de preservação do patrimônio no Brasil e estimular a formatação, no chão da escola, de ações que envolvam a discussão de noções como memória, identidades e culturas.
- Ementa:
- Apresentação da disciplina;
- Unidade 1 - As diferentes concepções de patrimônio;
- Unidade 2 - A construção da ideia de patrimônio no Brasil e o sequestro de produções artísticas afro-brasileiras e indígenas;
- Unidade 3 - A restituição de bens culturais e o direito à memória;
- Unidade 4 - Os museus de território: cidadania e resistência.
- Como funciona: Nossas ações ocorrem por meio de material de escuta (vídeos), material de leitura (textos) e análise de práticas educativas de museus. As avaliações pautam-se nas participações em fóruns e atividades escritas que ficam abertas em torno de sete a nove dias.
Equipe
- Coordenador da área: Bruno Cardoso de Menezes Bahia - Currículo Lattes
- Professor responsável: Rosemeri Maria da Conceição - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Bruno Sergio Scarpa Monteiro Guedes - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.