- Área: Linguagens e Códigos
- Curso: Língua Portuguesa e Literatura
- Disciplina: Literatura na BNCC: revisão crítica e propostas de reexistência
Informações
- Público-alvo: Professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 100
- Objetivo(s) de aprendizagem: O objetivo da disciplina é promover um espaço de reflexão crítica sobre a Base Nacional Comum Curricular da área de Linguagens/Língua Portuguesa e a recém-implementada Reforma do Ensino Médio. Para tanto, revisitaremos teorias de currículo a partir do olhar da Pedagogia Crítica e da educação como prática da liberdade. Buscaremos, ainda, fazer um levantamento histórico dos caminhos que nos fizeram chegar à BNCC e ao Novo EM, situando esse percurso na materialidade político-social recente do Brasil. Também nos debruçaremos sobre os atuais livros didáticos de Linguagens/Língua Portuguesa aprovados pelo PNLD e disponibilizados nas escolas públicas, propondo uma análise crítica de sua aplicabilidade em contextos educacionais adversos e das noções de competências e habilidades. Nesse sentido, convocaremos a noção de autoria docente, orientando e apresentando propostas pedagógicas de reexistência no que se refere aos saberes que podem ser trazidos e trabalhados no cenário educacional.
- Ementa:
- O contexto histórico, social e político de nascimento da Base Nacional Comum Curricular e da Reforma do Ensino Médio;
- Revisão crítica dos documentos a partir das teorias de currículo e da perspectiva da educação libertadora e democrática;
- Análise dos atuais materiais didáticos da área de Linguagens/Língua Portuguesa aprovados pelo último PNLD;
- Reflexões sobre a noção de autoria docente e de sua importância para uma sala de aula de Linguagens/Língua Portuguesa realmente democrática;
- Propostas pedagógicas de reexistência para o desenvolvimento dos saberes de língua materna e suas literaturas.
- Como funciona: A disciplina é totalmente on-line e oferecida na sala de aula virtual, dividindo-se em seis grandes unidades que embasam e incitam discussões a respeito de tópicos específicos referentes à leitura literária. Cada unidade conta com materiais didáticos originais escritos e veiculados inclusive por meio de vídeos elaborados pelos professores do curso. Além disso, como materiais complementares, disponibilizamos ainda vídeos preexistentes, artigos especializados e versões digitais dos materiais didáticos analisados. Lives também são promovidas e seus vídeos são disponibilizados para todos depois do seu término. Contamos, por fim, com um conjunto de atividades avaliativas ao longo de toda a disciplina, englobando seis fóruns temáticos e uma tarefa final mais robusta ligada ao desenvolvimento da autoria dos próprios cursistas como professores. Mais detalhes serão apresentados no Guia da Disciplina logo na sua abertura.
Equipe
- Coordenador da área: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Professor responsável e mediador pedagógico: Tiago Cavalcante - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.