- Área: Linguagens e Códigos
- Curso: Língua Portuguesa
- Disciplina: Avaliação em Língua Portuguesa: concepções, tipos e práticas
Informações
- Público-alvo: Professores de Língua Portuguesa, com foco nos que atuam no Ensino Médio
- Modalidade: a distância
- Vagas: 200
- Carga horária: 30 horas
- Objetivo(s) de aprendizagem: Promover um debate acerca do processo de avaliação de Língua Portuguesa. Para isso, apresentamos um panorama dos desafios atuais que interferem nesse processo, bem como dos sistemas que vêm sendo empregados em avaliações nesse espaço. Nesse contexto, o aprofundamento teórico da temática será disponibilizado por meio de discussão sobre concepções de avaliação escolar; a avaliação por objetivos, competências e habilidades; os principais tipos de avaliação e suas aplicações práticas em sala de aula; e, por fim, as propostas que têm como foco a avaliação para recuperação.
- Ementa:
- A questão da avaliação no contexto atual
- Concepções de avaliação
- Avaliação por objetivos, competências e habilidades
- Principais tipos de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa
- Práticas da avaliação em sala de aula
- Avaliação no contexto das ações de recuperação
Equipe
- Coordenadora: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Professora responsável: Fernanda Demier - Currículo Lattes
- Mediadoras pedagógicas:
- Jacqueline Barros - Currículo Lattes
- Lívia de Souza - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.