- Área: Linguagens e Códigos
- Curso: Língua Portuguesa e Literatura
- Disciplina: Redação para o Enem: desafios em sala de aula
Informações
- Público-alvo: Professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio, com foco nos que atuam no 3º ano.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada curso/disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma de cada disciplina ou curso. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: Auxiliar os professores da Língua Portuguesa no que diz respeito especificamente ao trabalho de familiarizar seus alunos com o modelo de redação do ENEM. Para isso, começamos apresentando e comentando esse modelo em seus traços gerais e específicos. Seguimos no sentido de desenvolver nos cursistas o manejo de fontes de referência para formação de repertório de leitura dos seus alunos sobre temas contemporâneos. Em seguida, apresentamos técnicas para o preparo de discussões estruturadas em sala de aula a respeito desses temas e discutimos estratégias de avaliação variadas, incluindo aí práticas de orientação para reescrita a partir de exemplos concretos.
- Ementa:
- O modelo de redação do ENEM em seus traços gerais e específicos
- Manejo de fontes de referência para formação de repertório de leitura
- Técnicas de estruturação de discussões em sala de aula
- Estratégias de avaliação genéricas e específicas
- Práticas de orientação para reescrita a partir de exemplos concretos
- Como funciona: O curso é totalmente on-line e oferecido no ambiente virtual de aprendizagem, se dividindo em 2 grandes ciclos com e etapas de planejamento, implementação e avaliação de práticas para sala de aula em cada um. A cada ciclo são fornecidos, na etapa de Planejamento, um grupo de textos teóricos destinados a embasar a abordagem dos tópicos pertinente e também um conjunto de materiais didáticos originais para serem aplicadas na sala de aula pelo cursista. Mais adiante, na etapa de Implementação, é aberto um fórum virtual para compartilhamento das experiências entre os cursistas. Por fim, o material didático utilizado é objeto de análise e considerações na etapa de Avaliação, de acordo com um modelo fornecido. Mais detalhes são apresentados no Guia da Disciplina logo na sua abertura.
Equipe
- Coordenadora da área: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Professora responsável: Fernanda Demier - Currículo Lattes
- Mediadora pedagógica: Alba Valéria Cordeiro - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.