- Área: Tecnologia Educacional
- Curso: Formação via Web
- Disciplina: Educação do século XXI: modelos híbridos, metodologias ativas e sala de aula invertida
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada curso/disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma de cada disciplina ou curso. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Apresentar como as metodologias ativas, modelos de ensino híbrido, sala de aula invertida e Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) possibilitam o protagonismo do estudante numa aprendizagem mais personalizada e integrada a recursos digitais contemporâneos. Elaborar um plano de aula híbrida e uma apresentação de slides (Canva ou Google Slides)para ser compartilhada através de uma avaliação colaborativa.
- Ementa:
- Conceituar: metodologias ativas, ensino híbrido (blended learning) com seus modelos, sala de aula invertida e Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)
- Compartilhar experiências em escolas que já utilizam recursos híbridos
- Elaborar um plano de aula híbridausando metodologias ativas e/ou modelos híbridos
- Construir uma apresentação de slides (Canva ou Google Slides) associada ao plano de aula híbrida
- Como funciona: No início da disciplina, disponibilizamos um fórum de integração e uma atividade colaborativa na ferramenta Padlet. Nas etapas 1 e 2 são apresentados, em um fórum, algumas metodologias ativas, modelos de ensino híbrido sustentados e disruptivos. Com base no que foi apresentado o cursista, na etapa 3, deverá elaborar um plano de aula híbrida e produzir uma apresentação de slides (Canva ou Google Slides) na etapa 4 para ser compartilhada através de uma avaliação colaborativa.
Equipe
- Coordenador da área: Luciana Boff Turchielo - Currículo Lattes
- Professor responsável: Maria Cristina Pfeiffer Fernandes - Currículo Lattes
- Mediadora pedagógica: Junia Ramalho Teixeira
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.