- Área: Tecnologia Educacional
- Curso: Informática Educativa
- Disciplina: Construindo conteúdos interativos em e-learning: o H5P
Informações
- Público-alvo: o curso é indicado para professores de qualquer área e nível de formação que atuem parcial ou predominantemente em ambientes virtuais de aprendizagem e sistemas compatíveis com o H5P tais como Moodle, Canvas, Blackboard, e Wordpress. O professor que não atuar em um desses ambientes, poderá se inscrever no curso e aprender a utilizar o H5P no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) da Fundação CECIERJ mas deve considerar as reais condições de aplicação posterior deste conhecimento no âmbito de sua prática docente. .
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada curso/disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma de cada disciplina ou curso. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: O curso pretende contribuir para a formação docente e para a integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) às práticas de ensino e aprendizagem não presenciais a partir da construção de conteúdos interativos em e-learning com uso da ferramenta H5P. Pretende, ainda, desenvolver habilidades de criação de conteúdos interativos para integrar cursos dinâmicos, concebidos com base em uma variedade de estímulos (imagéticos, audiovisuais etc.), e em atividades multipercurso. A experiência de aprendizagem permitirá a compreensão do potencial do plugin H5P no que se refere aos principais tipos de de conteúdos interativos utilizados no planejamento de estratégias e situações de aprendizagem assíncronas em ambientes virtuais de aprendizagem e sistemas tais como moodle, canvas, blackboard, e wordpress.
- Ementa:
- Por que construir conteúdos interativos em e-learning?
- Regras básicas para construção de conteúdos interativos.
- O H5P como tecnologia educacional.
- Como criar novos conteúdos H5P no Moodle.
- Diferentes tipos de conteúdo de H5P e situações de ensino e aprendizagem em que podem ser utilizados.
- Sequenciamento de imagens
- Justaposição de imagens
- Hotspots
- Flashcards
- Drag and drop / Preenchimento de lacunas
- Linha do tempo
- Múltipla escolha/ falso e verdadeiro
- Questionários
- Uso de áudios
- Apresentação de curso / Vídeo interativo
- Como funciona: O curso será predominantemente prático. Após uma primeira semana de introdução conceitual, os alunos serão convidados a se engajar em dinâmicas semanais de atividades de avaliação por pares em que irão tanto elaborar um objeto interativo, quanto avaliar um objeto construído por seus colegas de curso. Ao longo de 10 semanas, construirão 10 objetos interativos no H5P, um a cada semana. Da mesma forma, avaliarão 2 objetos por semana, com base em uma rubrica de avaliação específica. As 7 melhores composições (elaboração + avaliação de objeto) integrarão a nota final do aluno, que inclui um componente de participação. Não há trabalho final de curso. Todas as atividades (elaboração + avaliação de objeto) valem a mesma pontuação. Como todas as atividades serão de avaliação por pares, não há prorrogação dos prazos para sua realização, todos com duração de 7 dias. Haverá uma atividade extra, na última semana do curso. Os alunos construirão os objetos interativos no H5P em uma sala-de-aula do Moodle da Fundação CECIERJ especialmente construída para isso.
Equipe
- Coordenadora da área: Luciana Boff Turchielo - Currículo Lattes
- Professor responsável: Anderson Lopes Belli castanha - Currículo Lattes
- Mediadora pedagógica: Adriana Santos Carvalho - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.