- Área: Prática Docente
- Curso: Instrumentação para o Ensino
- Disciplina: Leitura literária: um mergulho compartilhado
Informações
- Público-alvo: Professores do Ensino Médio
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada curso/disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma de cada disciplina ou curso. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: O objetivo da disciplina é promover um espaço de intensa experimentação de práticas atuais de leitura literária que visem expandir e aprofundar as experiências de um público amplo e não necessariamente especializado na área. Para isso, partiremos da leitura efetiva de obras literárias de gêneros variados, a fim de discutir questões como o conceito de literatura, as relações entre valor literário e gosto pessoal, e a função da literatura na formação de visões de mundo na sociedade. Pretendemos, ainda, estimular e orientar experiências de acesso e compartilhamento de leituras de literatura no universo digital, de modo a prolongar e reforçar os laços afetivos dos cursistas com ela. Por fim, vamos discutir a posição do professor como leitor-fruidor e também como leitor-modelo para seus alunos.
- Ementa:
- Especificidades da leitura do texto literário como objeto artístico.
- Relações entre valor literário e gosto pessoal.
- Panorama dos gêneros literários.
- Função social da literatura na formação de visões de mundo.
- Relações entre memória literária e produção contemporânea.
- Tensões entre produções literárias canônicas e marginais.
- Práticas de acesso e compartilhamento de leituras no universo digital.
- O professor como leitor-fruidor e leitor-modelo.
- Como funciona: A disciplina se divide em 6 grandes unidades que embasam e incitam discussões a respeito de tópicos específicos referentes à leitura literária. Cada unidade conta com materiais didáticos originais escritos e veiculados através de vídeos elaborados pelos professores. Além disso, como materiais complementares, disponibilizamos ainda vídeos preexistentes, artigos especializados e trechos de obras literárias escolhidas. Lives também poderão ocorrer, mas serão sempre gravadas e disponibilizadas para todos logo após o seu término. Contamos, por fim, com um conjunto de atividades avaliativas que envolverão tanto o aprofundamento do conhecimento sobre o assunto como a troca de experiências entre os cursistas. Na prática, realizaremos discussão dos conteúdos propostos na ementa por meio de seis fóruns temáticos e uma tarefa final mais robusta que consiste na elaboração de um memorial a respeito da experiência de cada cursista com a leitura literária. Mais detalhes serão apresentados no guia da disciplina logo na sua abertura.
Equipe
- Coordenador da área: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Mediadores pedagógicos:
Jorge Amaral - Currículo Lattes
Tiago Cavalcante - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.