- Área: Prática Docente
- Curso: Instrumentação para o Ensino
- Disciplina: A essencial arte de parar para educadores
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas da Educação Básica e demais agentes pedagógicos e estudantes de licenciatura.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 120
- Objetivo(s) de aprendizagem: Oferecer ferramentas práticas e reflexões sobre o "cuidar de si", de forma a favorecer o equilíbrio emocional, a concentração e a criatividade do professor. Proporcionar maior tranquilidade interior ao educador, que terá mais condições para lidar com os desafios diários, além de oferecer uma educação que valorize a cooperação, o amor e a paz na relação com as diferenças.
- Ementa:
- Síndrome do pensamento acelerado nos educadores e alunos.
- O que é a essencial arte de parar.
- Práticas breves de relaxamento e meditação para serem realizadas na escola e em qualquer ambiente.
- O que é mindfulness/Atenção Plena.
- Desenvolvimento da Atenção Plena em sala de aula com os alunos.
- Pesquisas científicas sobre os benefícios de Atenção Plena.
- Praticando as nove atitudes para o equilíbrio emocional e mental.
- Práticas de mudança de hábito.
- Desenvolvendo a escuta de si e do outro sem julgamentos.
- Criando as próprias práticas breves no cotidiano.
- Contato com a natureza.
- A cultura de paz.
- Praticando a gratidão.
- Como funciona: Durante a disciplina os cursistas poderão requisitar suporte para utilizar as tecnologias necessárias para o seu melhor desempenho durante a formação continuada, de modo a criar o seu perfil, trabalhar com downloads e uploads de arquivos, participar de fóruns e utilizar ferramentas assíncronas de interação. As atividades serão organizadas segundo o cronograma que será publicado na sala de aula. A disciplina está organizada em unidades que serão disponibilizadas ao longo do período; em cada unidade os cursistas terão como base para os seus estudos os textos-base, os roteiros de ações e eventuais materiais midiáticos que serão disponibilizados. A avaliação irá ocorrer durante todas as etapas do curso e será composta pela participação dos cursistas nos diferentes fóruns e questionários, bem como na participação em aulas síncronas.
Equipe
- Coordenador da área: Esteban Lopez Moreno - Currículo Lattes
- Professores responsáveis:
Esteban Lopez Moreno - Currículo Lattes
Fábio Salvador - Currículo Lattes - Mediadora pedagógica: Claudia Lins d`Albuquerque - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.