- Área: Prática Docente
- Curso: Instrumentação para o Ensino
- Disciplina: Ludificar - motivações e estratégias para a sala de aula
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Modalidade: a distância
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada curso/disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma de cada disciplina ou curso. - Vagas: 120
- Carga horária: 30 horas
- Objetivo(s) de aprendizagem: Embora ludicidade e sistemas relacionados constituam grande importância na vida e nas relações interpessoais de crianças, jovens e adultos, pouca ênfase é dada ao assunto nas esferas educacionais, no que tange à felicidade que proporcionam. O que faz alunos e professores felizes? Dentre outros benefícios, a ludicidade está diretamente associada ao bem-estar psíquico e social de seus participantes. Propõe-se que, na investigação de causas e instauração de efeitos, a escola possa se tornar espaço para a satisfação afetiva e cognitiva de seus participantes.
- Ementa:
- O lúdico na atualidade digital.
- Conceitos filosóficos e psicológicos da felicidade.
- Relações entre jogos e processos afetivos e cognitivos.
- Neurociência da influência, da persuasão e do aprendizado.
- Motivação pessoal e inteligência emocional.
- Desafio, competência e fluxo.
- Atitudes e atividades lúdicas.
- Avaliações e medições.
- Como funciona: Nesta disciplina, os professores inscritos terão acesso a material teórico que permitirá desenvoltura em leituras de situações, objetos e processos de grande potencial didático e pedagógico, para botar em ação com seus alunos. Concomitantemente, serão apresentadas indagações reflexivas, desafios e práticas para a obtenção de uma pontuação incremental, que, em média de 60 pontos, garante a aprovação. Os encontros ocorrerão a distância, por meio de videoconferências por Google Meet e da plataforma Moodle da Fundação CECIERJ. Nesse ambiente virtual, serão realizadas discussões complementares e o acompanhamento do aprendizado. Demais orientações serão dadas no decorrer dos encontros.
Equipe
- Coordenador da área: Esteban Lopez Moreno - Currículo Lattes
- Professor responsável: Guilherme Xavier - Currículo Lattes
- Mediadora pedagógica: Claudia Lins d`Albuquerque - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.