- Área: Ciências da Natureza
- Curso: Física
- Disciplina: Ciência divertida com as simulações PhET
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas que lecionem Física
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: PhET Interactive Simulations, da University of Colorado Boulder, é um projeto de recursos educacionais abertos sem fins lucrativos que cria e hospeda explicações exploráveis através de simulações. Foi fundado em 2002 pelo Prêmio Nobel Carl Wieman. O PhET começou com a visão de Wieman de melhorar a forma como a ciência é ensinada e aprendida. Sua missão declarada é "Avançar na alfabetização e educação em ciências e matemática em todo o mundo por meio de simulações interativas gratuitas".
O PhET é um portal que oferece simulações de ciência e matemática divertidas, gratuitas, interativas e baseadas em pesquisa. Essas simulações foram testadas e avaliadas extensivamente para garantir a eficácia educacional. Os testes incluem entrevistas com alunos e observação do uso da simulação em salas de aula.
Objetivos gerais: Ao final do curso, o participante deverá entender e saber utilizar todas as ferramentas que compõem as animações, considerando sua finalidade no ensino-aprendizagem de alguns assuntos abordados na Física do Ensino Médio.
Objetivos específicos: Compreender a concepção geral dos assuntos envolvidos nas simulações, bem como suas práticas e suas aplicações em sala de aula. Ser capaz de desenvolver roteiros de ação envolvendo as simulações. Obs.: Não é necessário conhecer nenhuma linguagem de programação, ou mesmo instalar softwares. As simulações estão todas prontas com acesso via página oficial do PhET. - Ementa:
- Apresentação e boas-vindas.
- Grupo I: Movimento.
- Grupo II: Som e ondas.
- Grupo III: Trabalho, energia e potência.
- Grupo IV: Calor e temperatura.
- Grupo V: Luz e radiação.
- Grupo VI: Eletricidade, magnetos e circuitos.
- Grupo VII: Roteiros de aplicação.
- Como funciona: A disciplina é totalmente on-line e oferecida na sala de aula virtual. Os cursistas poderão requisitar suporte para utilizar as tecnologias necessárias para seu melhor desempenho durante a formação continuada, de modo a criar seu perfil, trabalhar com downloads e uploads de arquivos, participar de fóruns e utilizar ferramentas assíncronas de interação. As atividades serão organizadas segundo o cronograma que será publicado na sala de aula virtual. A disciplina está organizada em unidades, que serão disponibilizadas ao longo do período. Em cada uma delas, os cursistas terão como apoio para seus estudos os textos-base, os roteiros de ações e eventuais materiais midiáticos que serão disponibilizados. A avaliação irá ocorrer durante todas as etapas da disciplina e terá como foco a participação dos cursistas nos diferentes fóruns, na formulação e reformulação de um plano de ensino e em demais atividades oferecidas.
Equipe
- Coordenador da área: Onofre Saback dos Anjos - Currículo Lattes
- Professor responsável: Eduardo Pilad Nóbrega - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.