- Área: Ciências Humanas
- Curso: Filosofia
- Disciplina: A Lei nº 10.639/2003 e o papel da filosofia
Informações
- Público-alvo: Professores/as com disciplina de ingresso Filosofia; professores/as das demais disciplinas relacionadas às Ciências Humanas (História, Sociologia e Filosofia); pedagogos/as; licenciandos/as de períodos finais das áreas correlatas citadas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: O objetivo do curso é, fazendo uma análise do texto da Lei nº 10.639/2003, pensar a realização de uma prática docente antirracista, bem como, reconhecer o papel do pensamento filosófico nesse processo.
- Ementa:
- Analisar o texto da Lei 10.639.
- Debater o conceito de raça e mestiçagem.
- Apreender a perspectiva de raça e cultura.
- Compreender o papel da filosofia nesse processo.
- Apresentar temáticas filosóficas não europeias.
- Debater questões vinculadas à necessidade de uma filosofia não racista.
- Como funciona: A disciplina partirá de uma análise da Lei 10.639 e de seu parecer técnico, estabelecendo a responsabilidade jurídica pelo cumprimento do ensino da história e da cultura afro-brasileira. Num segundo momento, a partir do texto "Racismo e cultura", passaremos ao debate da importância do ensino filosófico crítico e, claro, como propõe o texto, de como a questão racial está na simbiose da formação antropológica da sociedade ocidental. Para fechar, levaremos em conta as produções contemporâneas a respeito do tema e como o pensamento filosófico pode (e deve) ser um agente desqualificador do racismo institucionalizado em nossa sociedade.
Equipe
- Coordenador da área: Bruno Cardoso de Menezes Bahia - Currículo Lattes
- Professor responsável: Francisco Veríssimo de Souza Melo - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Leonardo Barros Medeiros - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.