- Área: Linguagens e Códigos
- Curso: Arte
- Disciplina: Ensino e lugar da arte na BNCC
Informações
- Público-alvo: Professores de Arte e demais docentes das áreas de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: Promover reflexões sobre arte-educação e o papel que o ensino de Arte (artes visuais, música, teatro e dança) adquiriu na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Pretende-se analisar o currículo escolar e o contexto social, político e cultural do discente, a partir dos debates propostos para se repensar a arte/educação na contemporaneidade. Assim, o curso se propõe a discutir de que modo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pode contribuir para o ensino de Arte nos currículos escolares e, consequentemente, para a promoção de um ensino mais transdisciplinar. A construção do currículo de Arte na contemporaneidade não se limita a espaços rígidos e ações pontuais, mas busca ampliar as formas de reflexão, caminhos e escolhas, sendo o docente um importante agente nesse processo, que pode vir a explorar e estimular, através das habilidades básicas da BNCC de Arte, metodologias que privilegiem a formação e o conhecimento das linguagens artísticas.
- Ementa:
- A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o componente curricular Arte e seus subcomponentes: artes visuais, dança, teatro e música.
- Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e os materiais de apoio destinados ao ensino da arte e à pratica educativa.
- O ensino das Artes Visuais contemporânea, formas de planejar e elaborar práticas de ensino que possibilitem o crescimento, a compreensão e a pesquisa em arte e sobre arte em seus alunos, de maneira significativa e crítica.
- Habilidades e estratégias didáticas para a realização de atividades que explorem a percepção, a imaginação, a sensibilidade, bem como os conhecimentos didáticos e metodológicos para uma produção artística pessoal e grupal.
- Como funciona: A disciplina divide-se em 12 unidades, que embasam e incitam discussões a respeito de tópicos específicos referentes à História da Arte e Educação. Cada unidade conta com textos de apresentação escritos pela professora responsável pelo curso e, ainda, materiais complementares, tais como vídeos preexistentes, artigos especializados e acervos on-line de museus e instituições de arte. Contamos, por fim, com um conjunto de atividades avaliativas ao longo de todo o curso, que envolvem tanto o aprofundamento do conhecimento sobre o assunto como a troca de experiências entre os cursistas. Na prática, realizaremos discussão dos conteúdos propostos na ementa por meio de seis fóruns temáticos e uma tarefa final, que consiste na elaboração de um projeto multidisciplinar de mediação cultural. Mais detalhes serão apresentados no guia da disciplina, logo na sua abertura.
Equipe
- Coordenadora da área: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Professora responsável e mediadora pedagógica: Anna Corina Gonçalves da Silva - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.