- Área: Linguagens e Códigos
- Curso: Língua Portuguesa e Literatura
- Disciplina: Redação de textos acadêmicos
Informações
- Público-alvo: Professores de Língua Portuguesa, com foco nos que atuam no Ensino Médio
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: O objetivo geral da disciplina é estimular discussões consistentes e práticas de sala de aula de professores de Língua Portuguesa sobre a redação de textos acadêmicos. Assim, serão propostas leituras e discussões que revisem e aprofundem o conhecimento sobre gêneros dessa área, evidenciando principalmente sua caracterização e funcionalidade. A partir disso, os cursistas refletirão acerca de estratégias pedagógicas para a aprendizagem e também para o ensino de textos acadêmicos nas aulas de Língua Portuguesa.
- Ementa:
- Gêneros e tipos textuais.
- Estrutura do parágrafo.
- Coesão e coerência textuais.
- Argumentação.
- Fichamento, resumo e resenha.
- Projetos de pesquisa e relatório.
- Artigo científico e monografia.
- Gêneros textuais educacionais.
- Como funciona: A disciplina divide-se em dois grandes ciclos: o primeiro, de quatro semanas, abordando a construção geral do texto dissertativo/argumentativo; o segundo, de seis semanas, abordando vários gêneros acadêmicos e educacionais específicos. Ao final, há uma semana de fechamento das avaliações e lançamento das notas finais. A cada ciclo, é oferecido um conjunto de textos didáticos contendo, inclusive, exercícios autoinstrucionais, de modo que os próprios cursistas poderão ir testando e aplicando, na prática, os conhecimentos que forem sendo adquiridos, assim como monitorando seu próprio domínio dos assuntos abordados e seu progresso no curso. Mais detalhes serão apresentados no Guia da Disciplina, logo na sua abertura.
Equipe
- Coordenadora da área: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Mediadora pedagógica: Alba Valéria Cordeiro Ferreira - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.