- Área: Linguagens e Códigos
- Curso: Língua Portuguesa e Literatura
- Disciplina: Gramática contextualizada: morfologia, ortografia e pontuação
Informações
- Público-alvo: Professores de Língua Portuguesa, com foco nos que atuam no Ensino Médio
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: O objetivo geral da disciplina é estimular discussões consistentes e práticas de sala de aula de professores de Língua Portuguesa sobre as temáticas de morfologia, ortografia e pontuação aplicadas ao ensino. Assim, serão propostas leituras e discussões que revisem e aprofundem os temas e, de forma mais direcionada, estratégias pedagógicas para seu o ensino nas aulas de Língua Portuguesa.
- Ementa:
- Tipos de gramática e ensino.
- Recursos ortográficos e morfossintáticos.
- Mecanismos de coesão textual.
- Estratégias pedagógicas para o ensino de aspectos da morfologia, ortografia e pontuação da Língua Portuguesa.
- Como funciona: A disciplina divide-se em dois grandes ciclos com etapas de planejamento, implementação e avaliação de práticas para sala de aula em cada um. A cada ciclo são fornecidos, na etapa de planejamento, um grupo de textos teóricos destinados a embasar a abordagem dos tópicos pertinentes e também um conjunto de materiais didáticos originais para serem aplicados na sala de aula pelo cursista. Mais adiante, na etapa de implementação, é aberto um fórum virtual para compartilhamento das experiências entre os cursistas. Por fim, o material didático utilizado é objeto de análise e considerações na etapa de avaliação, de acordo com um modelo fornecido. Mais detalhes são apresentados no Guia da Disciplina, logo na sua abertura.
Equipe
- Coordenadora da área: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Mediadoras pedagógicas:
Lidiane Oliveira - Currículo Lattes
Jacqueline Barros - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.