- Área: Prática Docente
- Curso: Educação Especial e Inclusiva
- Disciplina: Introdução à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
Informações
- Público-alvo: Estudantes de licenciatura e professores da Educação Básica
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 70
- Objetivo(s) de aprendizagem: Refletir sobre a inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial em turmas do ensino regular, vislumbrando a construção de propostas de ensino inclusivas.
- Ementa:
- Introdução e contextualização da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
- Contribuições da abordagem histórico-cultural para a inclusão escolar do público da Educação Especial.
- A diversidade na sala de aula.
- Aspectos da inclusão: Mediação Pedagógica, Planejamento Educacional Especializado (PEI), Tecnologia assistiva.
- Práticas pedagógicas inclusivas e o desenho universal da aprendizagem.
- Como funciona: A dinâmica da disciplina contará com a apresentação de textos, vídeos e aulas síncronas para reflexão, discussão e desenvolvimento de práticas de ensino inclusivas.
Equipe
- Coordenador da área: Esteban Lopez Moreno - Currículo Lattes
- Professora responsável: Luciana de Barros Oliveira - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.