- Área: Tecnologia Educacional
- Curso: Formação via Web
- Disciplina: Metodologias ativas para a escola do futuro
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas e licenciandos do último ano
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 120
- Objetivo(s) de aprendizagem: A disciplina foi construída a partir do documento-referência que norteará as discussões para a elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034, com foco na temática abordado no "Eixo 2 – Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação", com os seguintes objetivos: Apresentar e discutir os fundamentos das metodologias ativas que embasam o conceito da escola do futuro, identificando suas características. Distinguir o uso instrumental de tecnologias educacionais do uso com intencionalidade pedagógica. Compreender o papel do professor reflexivo na escola do futuro. Planejar e aplicar estratégias pedagógicas com metodologias ativas. Propor reflexões acerca do papel do professor para atuar na escola do futuro.
- Ementa:
- As metodologias ativas na escola do futuro.
- Conceito e características que fundamentam a escola do futuro.
- A escola hoje e o desafio do paradigma da aprendizagem.
- A perspectiva do professor reflexivo no uso pedagógico das tecnologias.
- Estratégias e aplicação de metodologias ativas.
- O desafio da inovação e as tendências na escola do futuro.
- Como funciona: O conteúdo programático da disciplina está organizado em cinco unidades temáticas, com textos, vídeos, sugestão de material complementar e realização de atividades. Estas envolverão fórum, questionário, envio de arquivo, glossário com produção colaborativa e avaliação por pares. Todas as atividades obrigatórias são assíncronas. No entanto, haverá atividade síncrona de videotutoria (participação opcional), para conversação on-line.
Equipe
- Coordenadora da área e professora responsável: Luciana Boff Turchielo - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.