- Área: Tecnologia Educacional
- Curso: Formação via Web
- Disciplina: Tecnologias Educacionais na prática docente
- ATENÇÃO: Esta disciplina oferece conteúdo didático bastante semelhante ao conteúdo das seguintes disciplinas, sendo considerada a mesma disciplina para fins de certificação:
FCTEWeb – Formação Continuada em Tecnologias Educacionais na Web (módulo 1 e módulo 2);
TECWEB – Tecnologias Educacionais na Web.
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada curso/disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma de cada disciplina ou curso. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: O objetivo desta disciplina é mostrar como utilizar alguns recursos digitais gratuitos (infográfico no Canva, Google Sala de aula, MindMaster/Coggle, Padlet, Mentimeter, Podcast, Kahoot etc.) para a elaboração de e-atividades, que são orientações detalhadas para a realização de atividades on-line que estimulam a cocriação em sala de aula.
- Ementa:
- Explorar os conceitos de e-atividades e cocriação na Educação.
- Explorar recursos digitais gratuitos e compartilhar experiências de sala de aula.
- Elaborar e-atividades utilizando alguns dos recursos digitais apresentados.
- Avaliar, de forma colaborativa, as e-atividades elaboradas pelos cursistas.
- Como funciona: No início da disciplina, ocorre uma integração entre os participantes na sala de aula virtual e na plataforma Padlet. Na etapa 1, serão apresentados, em um fórum, alguns recursos digitais gratuitos, com a realização de uma atividade prática. Na etapa 2, ocorrerá a elaboração de uma e-atividade, que será apresentada de forma gráfica na etapa 3. Na etapa 4, acontecerá uma avaliação colaborativa das e-atividades elaboradas pelos participantes, a fim de gerar a versão final delas. Estão previstos dois encontros on-line para a troca de ideias.
Equipe
- Coordenadora da área: Luciana Boff Turchielo - Currículo Lattes
- Professora responsável: Maria Cristina Pfeiffer Fernandes - Currículo Lattes
- Mediadora pedagógica: Viviane da Costa Bastos - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.