- Área: Prática Docente
- Curso: Instrumentação para o Ensino
- Disciplina: O cultivo da felicidade na prática docente
Informações
- Público-alvo: Professores/as em exercício em escolas públicas no Estado do Rio de Janeiro, de qualquer área, em especial aqueles/as que estão abertos a considerar novos olhares na Educação e em seus hábitos diários.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 80
- Objetivo(s) de aprendizagem: Conhecer e refletir sobre conceitos como: O ser, o estar e os pensamentos sobre a felicidade Compreender o significado de Cultivo da vitalidade Conhecer a meditação como caminho Aprender e refletir sobre os jogos de bola de gude e amarelinha
- Ementa:
- A felicidade nas experiências cotidianas;
- Alegria, bem-estar e felicidade no magistério: convergências e divergências; Violências cotidianas e o atingimento da felicidade dentro e fora da escola; Caminhos redutores de danos das violências na escola;
- Relações entre saúde, vitalidade e plenitude;
- Desenvolvendo práticas simples de cultivo de vitalidade e emoções;
- O modelo das três mentes;
- A capacidade de transformação emocional do centro de energia vital;
- Prática corporal e meditativa para harmonização emocional e vitalidade;
- O cultivo da consciência de si e do outro;
- Autoacolhimento e satisfação interior como caminhos cultivadores do bem-estar e da felicidade;
- A inteligência relacional cooperativa;
- A ludicidade como fator motivador.
- Como funciona: A felicidade é um cultivo, e, como todo cultivo, requer atenção e cuidado. Podemos imaginar que esse cuidar, ao menos no âmbito da Educação, não tem recebido os nutrientes necessários. Pesquisas recentes em áreas como Neurocognição, teorias comportamentais e Psicologia educacional têm nos mostrado que a felicidade é um estado menos arbitrário do que usualmente se supunha; existem hábitos e mecanismos que efetivamente facilitam sua apreensão e promovem aproximações para esse estado. Esta disciplina está dividida em quatro módulos, cada qual foi elaborado por um de nossos especialistas da Prática Docente e corresponde a um objetivo maior de aprendizagem. São eles: Módulo 1: O ser, o estar e os pensamentos sobre a felicidade; Módulo 2: Cultivo da vitalidade; Módulo 3: A meditação como caminho; Módulo 4: Bola de gude e amarelinha.
Equipe
- Coordenador da área: Esteban Lopez Moreno Currículo Lattes
- Professores responsáveis:
Francisco Coelho - Currículo Lattes
Guilherme Xavier - Currículo Lattes
Eduardo Alexander - Currículo Lattes - Mediadora pedagógica: Claudia Lins d´Albuquerque - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.