- Área: Prática Docente
- Curso: Instrumentação para o Ensino
- Disciplina: Inovações na comunicação docente - uso de memes em sala de aula?!
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada curso/disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma de cada disciplina ou curso. - Vagas: 100
- Objetivo(s) de aprendizagem: O uso das redes sociais como fenômeno comunicacional e referencial deve, em muito, à produção inadvertida de elementos visuais sintáticos de impacto, os memes. Capazes de avançar sobre assuntos muito além dos grupos aos quais se destinam e, assim, alterar substancialmente o relevo cultural, os memes (ou genes mnemônicos) são ativos importantíssimos de serem explorados pelos docentes no cotidiano de suas aulas: afinal, não raro, as atividades em classe mostram-se aquém do interesse das suas audiências e exclusivamente centradas por momentos de baixa estimulação. Por isso, vamos inovar os discursos! A disciplina tem por objetivo de aprendizagem permitir ao docente usar a linguagem transmidiática dos memes para melhorar sua comunicação com os discentes, destacando no processo esquemas promocionais dos conteúdos programáticos de modo mais envolvente e, assim, eficiente para a construção do conhecimento.
- Ementa:
- Memes, uma introdução.
- Comunicação, compartilhamento e convencimento.
- Memética arcaica.
- Memética moderna.
- Memética dinâmica.
- Sistemas de replicação.
- Sobre o símbolo e a produção de sentido.
- Mnemônica e pregnância.
- Modelos e catalisadores.
- Usos, reúsos e desusos.
- Como funciona: Nesta disciplina os professores inscritos terão acesso a material teórico que permitirá desenvoltura em leituras de situações, objetos e processos de grande potencial didático e pedagógico com seus alunos. Concomitante ao acesso ao material teórico, são apresentados desafios e práticas que, cumpridos, realizam uma pontuação incremental que, ao patamar de 60 pontos, garantem a aprovação na disciplina. Os encontros ocorrerão a distância, por meio da plataforma Moodle da Fundação CECIERJ; nessa sala de aula virtual serão realizadas discussões complementares e o acompanhamento do aprendizado. Demais orientações serão dadas no decorrer dos encontros.
Equipe
- Coordenador da área: Esteban Lopez Moreno - Currículo Lattes
- Professor responsável: Guilherme Xavier - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.