- Área: Prática Docente
- Curso: Instrumentação para o Ensino
- Disciplina: Educação sobre drogas: entre o alimentar e o digital
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada curso/disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma de cada disciplina ou curso. - Vagas: 100
- Objetivo(s) de aprendizagem: Oportunizar, via aprendizagem colaborativa, conexões com diferentes saberes transversais e disciplinares, na tentativa de instrumentalizar o profissional de ensino a repensar os conceitos de drogas, psicoatividade e consumo, tendo como base seu próprio contexto sócio-histórico-cultural. Orientado pela perspectiva da redução de danos (RD), a disciplina estimula e sensibiliza os cursistas para intervenções reflexivas em espaços educativos formais, não formais e/ou informais a partir de ferramentas que envolvem Ciência e Arte.
- Ementa:
- Alimentação e o uso das tecnologias digitais e suas dimensões psicoativas.
- Interlocuções entre a sociedade do consumo, o discurso patologizante e o equilíbrio emocional na educação.
- A indústria do açúcar e dos alimentos ultraprocessados e as sensações humanas no contexto atual.
- Um mundo de cafeínicos no cardápio dos jovens e adultos.
- Mídias digitais, dependência tecnológica e seus impactos biopsicossociais: reféns ou cúmplices?
- Exploração e elaboração de ações educativo-reflexivas interdisciplinares com base na redução de danos.
- Como funciona: As atividades da disciplina serão organizadas segundo o cronograma que será publicado na semana de apresentação. Todos os assuntos da disciplina e os prazos previstos das atividades estarão claramente dispostos ali. Diferentes textos base e ferramentas pedagógicas (animações, memes, charges etc.) serão disponibilizados ao longo da formação. A avaliação acontecerá ao longo dos fóruns temáticos, sendo importante a interação com os colegas e com os professores mediadores. Nas semanas finais, os cursistas desenvolverão um plano de intervenção reflexivo-educativa para ser desenvolvido na unidade de ensino onde atuam, sendo estimulada a produção de parcerias intra e interinstitucionais.
Equipe
- Coordenador da área: Esteban Lopez Moreno - Currículo Lattes
- Professor responsável: Francisco José Figueiredo Coelho - Currículo Lattes
- Mediadores pedagógicos:
Vinicius Motta da Costa (sociólogo) - Currículo Lattes
Leonardo Lourenço Lopes (biólogo) - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.