- Área: Prática Docente
- Curso: Instrumentação para o Ensino
- Disciplina: Inteligência relacional e práticas cooperativas
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada curso/disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma de cada disciplina ou curso. - Vagas: 100
- Objetivo(s) de aprendizagem: Da mesma forma que é necessário desenvolver outras inteligências – cognitiva e espiritual –, precisamos de instrumentos pedagógicos adequados para promover a inteligência relacional no processo educativo. Temos como objetivo oferecer instrumentos para que o professor amplie a qualidade relacional entre os diferentes participantes da instituição escolar, promovendo, por meio de práticas cooperativas, a criação de ambiência afetiva e humanizada e que favoreça o processo de ensino-aprendizagem. Ao se incluir a inteligência relacional em um processo pedagógico, proporciona-se um ambiente fértil para a promoção de habilidades socioemocionais, tais como: resiliência, colaboração, escuta compassiva, criatividade, empatia, equilíbrio para a resolução de conflitos, motivação e espírito fraterno, entre outras. Ela faz parte do ser humano; somos fundamentalmente seres sociais e demandamos relações mais solidárias, éticas e cooperativas.
- Ementa:
- O que é Inteligência relacional e seus pilares;
- A importância da Inteligência relacional no âmbito escolar;
- O eneagrama e o estudo da personalidade;
- O eneagrama na escola; Práticas breves de atenção plena/meditação para professores e estudantes;
- Atividades para crianças e adolescentes para o despertar da inteligência relacional cooperativa;
- A importância da escuta nas relações de uma forma geral e na relação entre o aluno e o professor;
- Comunicação não violenta (CNV);
- Partilha de experiências escolares.
- Como funciona: O curso é totalmente on-line, oferecido no ambiente virtual de aprendizagem (AVA); está organizado em unidades de aprendizagem que serão disponibilizadas ao longo do período. Os cursistas terão como base para os seus estudos alguns textos-base, roteiros de ações e eventuais recursos complementares (links, vídeos etc.). As atividades serão organizadas segundo o cronograma que será publicado na sala de aula. A avaliação irá ocorrer durante todas as etapas do curso e será composta pela participação dos cursistas nos diferentes fóruns, na formulação e reformulação de um plano de ensino e demais atividades on-line oferecidas. A carga horária total deste curso é de 30 horas divididas em 12 semanas.
Equipe
- Coordenador da área: Esteban Lopez Moreno - Currículo Lattes
- Professor responsável: Daniel Fábio Salvador - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Claudia Lins d´Albuquerque - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.