- Área: Matemática
- Curso: Aspectos da Educação Matemática
- Disciplina: O uso das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem da Geometria Analítica Plana
Informações
- Público-alvo: Professores/as de Matemática e áreas afins e licenciandos/as de último período.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: A disciplina pretende fornecer subsídios e ferramentas para que o/a professor/a compreenda as potencialidades pedagógicas de diferentes recursos digitais, como as planilhas eletrônicas, o GeoGebra, o Winplot e o Scratch para o ensino-aprendizagem da Geometria Analítica Plana, bem como orientá-lo/a no sentido de planejar e desenvolver tarefas de caráter exploratório-investigativas.
- Ementa:
- Geometria Analítica no Ensino Médio: apresentação e ambientação;
- Sistema cartesiano ortogonal;
- Ponto: distância entre pontos, coordenadas do ponto médio de um segmento, condições de alinhamento entre três pontos;
- Reta: equações da reta, posições relativas entre duas retas, ângulos entre duas retas concorrentes, distância entre ponto e reta;
- Circunferências: definição, equações e posições relativas;
- Secções cônicas;
- Resolução de problemas.
- Como funciona: A disciplina iniciará com uma proposta de discussão em um fórum temático avaliativo acerca do ensino e aprendizado da Geometria Analítica no Ensino Médio. Na sequência, abordaremos os tópicos de Geometria Analítica especificados na ementa mais os recursos tecnológicos digitais (planilhas do Excel, GeoGebra, Winplot e Scratch) e separados por módulos (cada módulo relacionado a um tópico da Geometria Analítica). Os módulos terão a duração de uma a duas semanas e terá como culminância a entrega de uma tarefa que deverá ser elaborada mediante o auxílio de uma tecnologia digital abordada no módulo. O conteúdo didático será composto, em sua maioria, por videotutoriais elaborados pelo próprio autor (material principal) e textos científicos de domínio público, além de vídeos complementares disponíveis na internet. Haverá ainda suporte individual aos/às cursistas mediante fóruns de dúvidas ou mensagens privadas além de ao menos uma live que poderá ser apresentada pelo próprio professor ou por professores/as externos/as com expertise no assunto, sempre com aviso prévio de, ao menos, uma semana de antecedência. A participação na lives será facultativa; contudo, a comprovação da presença online mediante assinatura da "lista de presença virtual" somará 10 pontos extras ao/à cursista. Todas as lives serão dinâmicas e interativas e os/as cursistas terão oportunidade de interagir com o/a palestrante e participar de enquetes virtuais no momento da live.
Equipe
- Coordenador da área: Ighor Opiliar Mendes Rimes - Currículo Lattes
- Professor responsável: Wendel de Oliveira Silva - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.