- Área: Linguagens e Códigos
- Curso: Língua Portuguesa e Literatura
- Disciplina: Língua Portuguesa na BNCC: discussões e implementação
Informações
- Público-alvo: Professores de Língua Portuguesa, com foco nos que atuam no Ensino Médio
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: O objetivo geral da disciplina é estimular discussões consistentes e práticas de sala de aula de professores de Língua Portuguesa, tendo como referência central a BNCC do Ensino Médio. Partindo de um olhar que recupera seu contexto de elaboração e publicação, propomos leituras e discussões acerca das articulações da BNCC com o Novo Ensino Médio, avançando em seguida para um exame mais detalhado da estrutura e da organização geral do documento. Com esse panorama já fixado, apresentamos uma base para discussões sobre a relação entre a BNCC e os currículos locais, de modo a nos determos, por fim, nos desafios concretos para sua implementação em sala de aula. Nesse contexto, orientamos práticas de seleção, adaptação e criação de materiais didáticos alinhados à BNCC, tendo em vista não só as coleções indicadas pelo PNLD, mas também materiais alternativos que os professores do Ensino Médio possam produzir inspirados diretamente pelo documento em questão.
- Ementa:
- Contexto de elaboração e publicação da BNCC do Ensino Médio.
- BNCC e Novo Ensino Médio – um olhar articulado.
- Estrutura e organização geral do documento.
- BNCC e currículos locais – tecendo relações.
- Itinerário formativo: linguagem e suas tecnologias.
- BNCC & PNLD.
- Práticas de linguagem na BNCC.
- Literatura na BNCC.
- Desafios para a implementação: a sala de aula.
- Práticas de seleção, adaptação e criação de materiais didáticos alinhados à BNCC.
- Como funciona: A disciplina é totalmente on-line e oferecida dentro da sala de aula virtual, dividindo-se em oito unidades que começam propondo um exame detalhado da estrutura e da organização geral da BNCC, para depois realizar análise comparativa entre a BNCC e o Currículo Mínimo de Língua Portuguesa e Literatura do Rio de Janeiro, a fim de detectar os desafios específicos para sua efetiva implementação no estado. Por fim, orientamos e estimulamos uma discussão mais aprofundada considerando inclusive as discussões acadêmicas que têm se dado, e por fim estimulamos ações de seleção, adaptação e criação de materiais didáticos atuais e alinhados às propostas da BNCC para a nossa disciplina. A estrutura de avaliação será constituída por alguns fóruns temáticos e mais duas tarefas de envio de arquivo único. Mais detalhes serão apresentados no Guia da Disciplina logo na sua abertura.
Equipe
- Coordenadora da área: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Mediadoras pedagógicas:
Anne Marilyn Santos - Currículo Lattes
Jacqueline Barros - Currículo Lattes
Lívia de Souza - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.